Globo acaba ‘sumindo’ com cenas de Terra Nostra após ator ser preso ao cometer crime contra crianças

A direção da TV Globo teria tomado decisão drástica ao reprisar a novela com ator afastado por cometer crime.

PUBLICIDADE

A reprise de Terra Nostra (1999), atualmente em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, vem chamando a atenção dos telespectadores por um detalhe curioso: a presença quase nula de um dos personagens da trama.

O público notou que as cenas de Batista, vivido por José Dumont, praticamente desapareceram da versão reprisada da novela. Segundo informações da Folha de S. Paulo, a Globo teria optado por cortar cerca de 95% das aparições do ator na trama.

Sobre a condenação do veterano ator José Dumont

A decisão teria partido do próprio núcleo responsável pela edição das novelas reprisadas e teria como objetivo evitar desconforto entre os espectadores e também não dar visibilidade ao ator, envolvido em um caso polêmico e delicado.

Em setembro de 2022, José Dumont foi preso em flagrante após a polícia encontrar imagens e vídeos de abuso infantil em sua residência. No ano seguinte, acabou condenado a um ano em regime aberto. O ator sempre negou as acusações e afirmou que armazenava o material apenas para “estudo de personagem”.

José Dumont foi substituído após caso ser exposto publicamente

Na Globo, José Dumont teve seu último trabalho em Nos Tempos do Imperador (2021). Ele chegou a ser escalado para Todas as Flores (2023), mas acabou substituído por Jackson Antunes após a repercussão do caso vir à tona.

Atualmente com 75 anos, Dumont segue afastado da televisão e do mercado artístico. Na época, a atriz Mariana Xavier, que interpretou sua filha em I Love Paraisópolis (2015), usou as redes sociais para expressar sua indignação. Ela lamentou profundamente a situação e disse que a justiça teria que ser feita.