Aos 81 anos, o cantor e compositor Chico Buarque se vê no centro de duas disputas judiciais distintas neste momento: uma ação de reconhecimento de paternidade e outra contra o uso não autorizado de sua obra musical em redes sociais.
De acordo com a colunista Fábia Oliveira, um homem entrou na Justiça afirmando ser filho biológico de Chico. Segundo ele, sua mãe teria revelado, pouco antes de morrer, que o artista seria seu verdadeiro pai — segredo guardado em silêncio por medo ao longo das décadas.
Defesa de Chico Buarque não ficou calada após acusações
A defesa de Chico Buarque, porém, classificou a ação deste homem como “descabida”. O cantor negou conhecer o autor do processo e também a mãe dele. Além disso, o artista aponta inconsistências nas datas apresentadas e sustenta que o relacionamento, da forma como foi descrito, seria impossível.
Isso porque naquela época, o veterano cantor já era casado e amplamente conhecido pelo público brasileiro. Segundo seus advogados, não há provas que sustentem a versão do suposto filho, que poderá chegar a ser resolvido no tribunal.
Chico Buarque busca seus direitos após vídeo viralizar
Paralelamente, Chico Buarque também acionou a Justiça contra o Facebook, após descobrir que uma de suas músicas foi utilizada sem autorização em um vídeo publicado no Instagram. O material, criado com inteligência artificial, tinha forte teor político e foi compartilhado em perfis públicos da plataforma.
O vídeo trazia representações digitais que colocavam em choque direita e esquerda no Brasil, incluindo uma caricatura do ministro Alexandre de Moraes retratado como uma figura autoritária. A trilha sonora escolhida foi Cálice, canção icônica de Chico, composta em parceria com Gilberto Gil e marcada por sua crítica à censura durante a Ditadura Militar.
