Maju Coutinho deu uma triste notícia durante o Fantástico deste domingo (14). A jornalista apresentou a revista eletrônica ao lado de Poliana Abritta e colocou o Brasil para chorar com a informação dada ao vivo no Show da Vida.
“Morreu ontem no Rio, aos 89 anos, o compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal”, disse Maju. Hermeto Pascoal era um dos músicos mais criativos e inovadores do país. O compositor, arranjador e multi-instrumentista não teve a causa da morte divulgada. A reportagem do Fantástico ouviu nomes como Roberta Miranda. A cantora falou da relação com Hermeto e lamentou a morte.
Legado de Hermeto Pascoal
Conhecido por sua genialidade e por transformar qualquer objeto em instrumento musical, Hermeto deixa um legado inestimável para a cultura brasileira. Sua trajetória foi marcada pela originalidade, pela improvisação e pela mistura de ritmos que o consagraram internacionalmente.
Na nota divulgada por sua equipe, foi feito um pedido simbólico aos fãs: “Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria”, dizia o comunicado.

Vencedor do Grammy Latino
Hermeto foi amplamente reconhecido ao longo da carreira e, em 2024, conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz com o trabalho Pra Você, ao lado de Ilza e do Grupo. Em 2025, também recebeu o Prêmio da Música Brasileira na categoria de “Melhor artista instrumental”.
O velório será aberto ao público, nesta segunda-feira (15/9), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro.
