Bonner anuncia ao vivo que Bolsonaro está condenado e público reage: ‘despedida com chave de ouro’

William Bonner entrou ao vivo em plantão da Globo para anunciar condenação de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

William Bonner vai deixar o Jornal Nacional no fim de outubro, mas foi com ele no comando que a Globo deu uma notícia que está repercutindo em todo o País. A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de participação na trama golpista que visava impedir a alternância de poder após as eleições de 2022.

A decisão foi consolidada após o voto da ministra Cármen Lúcia, que acompanhou os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, ampliando o placar para 3 a 1. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, abriu a sessão defendendo a condenação dos oito acusados, afirmando que as provas reunidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) comprovaram a tentativa de ruptura institucional.

O ministro Flávio Dino foi o segundo a votar e também se posicionou pela condenação integral, destacando que o episódio representou uma ameaça à democracia. No momento da entrada ao vivo de Bonner, Bolsonaro estava condenado apenas por organização criminosa, mas logo depois Cármen Lúcia confirmou a condenação por todos os crimes.

Luiz Fux Divergiu

Na sequência, o ministro Luiz Fux divergiu dos colegas e votou pela absolvição de Bolsonaro em todas as acusações, entendendo que as provas não seriam suficientes para responsabilizá-lo. A posição dele, no entanto, não alterou o rumo do julgamento, já que Cármen Lúcia aderiu integralmente ao voto do relator e de Dino.

Com o voto de Cármen Lúcia, ficou estabelecida a maioria pela condenação dos réus pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A ministra ainda fez um resumo de seu voto, enfatizando a gravidade das condutas atribuídas.

Reação nas redes sociais

Muitos internautas se manifestaram após entrada ao vivo de Bonner. “William Bonner já pode se aposentar com mais essa notícia histórica em seu currículo”, postou uma internauta. “Que despedida com chave de ouro hein Bonner”, postou outra pessoa.

O julgamento ainda terá continuidade com o voto do ministro Cristiano Zanin, presidente da Turma, que será o último a se manifestar. Após a conclusão da fase de julgamento, os ministros discutirão a dosimetria das penas, etapa que definirá as punições aplicadas aos oito condenados.