O Fantástico deste domingo (7) exibiu uma reportagem especial sobre acidente ocorrido com bondinho de Lisboa durante a semana. O programa apresentado por Maju Coutinho e Poliana Abritta iniciou com a reportagem sobre o assunto.
O Show da Vida destacou detalhes do acidente e falou sobre as vítimas fatais, inclusive ouvindo pessoas próximas a elas. “O André Marques era amigo da Teresa”, disse a repórter Bianca Rothier. “Ele era um ser humano fora do normal, se dava com todo mundo”, disse a mulher. André Marques (foto abaixo) era condutor do bondinho.
Detalhes do acidente
O relatório preliminar sobre o acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, divulgado no sábado (6), apontou que a ruptura de um dos cabos ocorreu instantes antes da tragédia, que deixou 17 mortos e cerca de 20 feridos. O documento foi publicado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) de Portugal, segundo informações do g1.

De acordo com o relatório, o guarda-freio ainda tentou acionar os freios de emergência, mas não conseguiu evitar o descarrilamento. O texto registra que foram acionados os freios pneumáticos e o manual, porém não está confirmado se um outro sistema automático funcionou corretamente.
Os técnicos reforçaram que ainda não há “conclusões válidas” sobre as causas do acidente e que novas análises serão apresentadas em até 45 dias. A tragédia ganhou repercussão internacional porque o funicular é um dos símbolos turísticos da capital portuguesa e também um meio de transporte diário para moradores.
Vítimas da tragédia
Entre as vítimas confirmadas, estão cinco portugueses, três britânicos, dois sul-coreanos, dois canadenses, além de cidadãos dos Estados Unidos, Ucrânia, Suíça e França. Seis pessoas seguem internadas em estado grave, enquanto outras três tiveram apenas ferimentos leves.
