Tiago Scheuer põe Brasil para chorar ao confirmar morte de jornalista na Globo: ‘morreu…’

Apresentadora do Bom Dia São Paulo deu notícia ao vivo nesta terça-feira (2).

PUBLICIDADE

Tiago Scheuer apresentou o Bom Dia São Paulo desta terça-feira (2). No dia anterior, ele foi confirmado como substituto de Roberto Kovalick na apresentação do Hora 1 a partir de novembro, após grande dança de cadeiras com a saída de William Bonner do Jornal Nacional.

Scheuer está substituindo Sabina Simonato no BDSP devido às férias da apresentadora titular. Na edição desta terça-feira, o apresentador deu uma triste notícia ao vivo. “Morreu aos 91 anos o jornalista Mino Carta”, informou Thiago Scheuer.

Morre Mino Carta

Morreu nesta terça o jornalista Mino Carta, fundador e diretor de redação da CartaCapital, conforme comunicado da revista. Nos últimos anos, ele enfrentou problemas de saúde, e estava internado há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A causa específica da morte não foi divulgada.

Trajetória pessoal e profissional

Nascido em Gênova, na Itália, em 6 de setembro de 1933, Mino chegou ao Brasil em 1946 com a família. Ele foi uma influência marcante na história da imprensa brasileira, tendo participado da criação de veículos icônicos como Quatro Rodas (1960), Jornal da Tarde (1966), Veja (1968), IstoÉ (1976) e CartaCapital (1994).

Mino fazia parte da terceira geração de jornalistas da família — seu avô materno, Luigi Becherucci, dirigiu um jornal em Gênova, enquanto seu pai, Giannino, também jornalista, enfrentou perseguição política durante a Segunda Guerra. Ele abandonou o curso de Direito e iniciou sua carreira na Gazetta del Popolo, em Turim, antes de retornar ao Brasil para dedicar-se ao jornalismo editorial e à criação de publicações influentes.

Além da atuação nas redações, Mino também teve envolvimento com a literatura e as artes. Era conhecido por sua veia literária e publicou romances como O Castelo de Âmbar (2000) e A Sombra do Silêncio (2003). Mesmo sem formação universitária, recebeu o título de doutor honoris causa da Faculdade Cásper Líbero e foi reconhecido como Jornalista Brasileiro de Maior Destaque em 2006 pela Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE).