Afonso (Humberto Carrão), até recentemente o retrato da saúde em Vale Tudo, viu sua rotina perfeita de atleta de triatlo desmoronar no capítulo de quinta-feira (27). Sempre disciplinado na alimentação e nos treinos, o irmão de Heleninha (Paolla Oliveira) passou mal subitamente, correu ao banheiro e vomitou, revelando de forma abrupta um diagnóstico de câncer.
A cena chocou, mas também evidenciou um erro grave que a Globo teve coragem de mandar ao ar: a pressa na abordagem de questões dramáticas complexas. A rapidez com que a doença de Afonso surgiu é alvo de críticas nas redes sociais e entre especialistas.
Abordagem rápida sobre doença de Afonso
De acordo com Daniel Farad, do Notícias da TV diferentemente das séries, onde tramas curtas exigem ritmo acelerado, uma novela precisa de desenvolvimento gradual, como uma maratona. Manuela Dias, elogiada por trabalhos anteriores em séries como Justiça (2016), parece ter transferido essa lógica para Vale Tudo, prejudicando o impacto emocional do folhetim.
O contraste com clássicos como Laços de Família (2000) é evidente. A doença de Camila (Carolina Dieckmann) foi construída ao longo de semanas, com sinais sutis de palidez, manchas roxas e perda de apetite, enquanto a tensão aumentava. O diagnóstico só veio meses depois, tornando o momento da raspagem da cabeça um clímax carregado de catarse.
As novelas dependem da repetição para reforçar pontos-chave e garantir coesão. Autores como Walcyr Carrasco aplicam essa técnica com maestria, criando familiaridade e compreensão mesmo para quem assiste episódios isolados. Em Vale Tudo, a pressa compromete essa função.
Drama de Afonso é um problema na novela das nove da Globo
O câncer de Afonso ilustra o problema: em vez de gerar drama e envolvimento, o surgimento da doença soa como susto mal calculado. A narrativa se torna fragmentada, e personagens como Odete Roitman (Débora Bloch) perdem força, aparecendo mais caricatos do que vilões memoráveis. A falta de construção contínua enfraquece o remake, prejudicando a experiência emocional do público.
