O influenciador digital Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, foram transferidos da carceragem do 1º Distrito Policial de Carapicuíba, na Grande São Paulo, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste da capital na tarde desta segunda-feira (18/08). Ao deixarem o local, eles foram vistos em lágrimas.
Hytalo e Israel foram presos na sexta-feira (15/08), durante cumprimento de mandado de prisão preventiva emitido pela Justiça da Paraíba, em investigação conduzida pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Eles são suspeitos de exploração e exposição de menores e tráfico humano, em conteúdos produzidos e divulgados nas redes sociais.
Hytalo Santos é transferido diante das câmeras
A detenção ocorreu após a repercussão de um vídeo de 50 minutos publicado pelo influenciador Felca, que denunciou Hytalo e outros como autores. Ele abordou práticas de adultização de crianças e adolescentes para fins de engajamento e lucro digital.
A investigação contra o influenciador digital Hytalo Santos já vinha sendo conduzida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). O órgão já havia recebido denúncias anônimas e registros no Disque 100 sobre práticas de exploração de crianças e adolescentes em seus conteúdos online.
Vídeo do influenciador Felca gerou onda de revolta
A denúncia ganhou enorme repercussão pública após o youtuber Felca publicar, no último dia 6 de agosto, um vídeo com mais de 20 milhões de visualizações, denunciando a adultização e sexualização de menores. Felca também expôs um suposto “algoritmo P” que facilitaria o direcionamento desses conteúdos a usuários com comportamento predatório.
Hytalo e seu marido Euro sao transferidos de cadeia e é possível ver Hytalo chorando muito. pic.twitter.com/p7eSIsg6FQ
— Sonhei Falei (@Sonhei_falei)
Em seguida, as plataformas removeram os perfis do influenciador e de uma das adolescentes envolvidas. Já a Justiça determinou a desmonetização dos vídeos com a presença de menores, bloqueando o contato entre Hytalo e os envolvidos.
