A jornalista Ana Paula Araújo deu uma notícia impactante no Bom Dia Brasil, telejornal exibido de segunda a sexta-feira pela Globo, na faixa da manhã, entre os telejornais locais e o programa Encontro com Patrícia Poeta.
“Morreu hoje (segunda-feira, 11), na Colômbia, o senador e pré-candidato à presidência Miguel Uribe, que foi baleado em junho”, anunciou a apresentadora do Bom Dia Brasil. Na sequência, Ana Paula conversou com o analista Arial Palácios e deu mais detalhes sobre o caso.
Detalhes da morte de político
O político colombiano Miguel Uribe, 39, morreu nesta segunda-feira (11), semanas após ter sido baleado durante um comício em Bogotá, em julho. A notícia provocou grande comoção no país, especialmente entre integrantes do partido Centro Democrático, pelo qual ele concorria à presidência.

Uribe era neto do ex-presidente Julio Turbay (1978-1982) e filho da jornalista Diana Turbay, sequestrada e assassinada por um grupo ligado a Pablo Escobar no início da década de 1990. Ele tinha apenas cinco anos quando a mãe foi morta, episódio que marcou profundamente sua vida e chegou a ser mencionado no livro Notícia de um Sequestro, de Gabriel García Márquez.
Trajetória do político
Formado em Direito pela Universidad de los Andes, em Bogotá, Uribe também possuía mestrado em Políticas Públicas pela mesma instituição e pós-graduação em Administração Pública pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Sua trajetória acadêmica sempre esteve ligada ao interesse por gestão e políticas sociais.
A carreira política começou em 2012, quando foi eleito o vereador mais jovem da capital colombiana, aos 26 anos, pelo Partido Liberal. Em 2016, assumiu a Secretaria de Governo de Bogotá na gestão de Enrique Peñalosa, onde ganhou notoriedade pela atuação em pautas de segurança e mobilidade urbana.
