O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, passou por um transplante de fígado e um novo transplante renal no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi divulgada pelo hospital em boletim médico na noite desta quinta-feira, 7 de agosto. Silva está internado desde 21 de maio devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse.
Durante esse período, o apresentador passou por controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional para estabilização de seu quadro de saúde. O novo transplante renal já estava planejado há um ano e foi realizado um dia após o transplante de fígado.
Os procedimentos ocorreram após o Einstein ser acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e confirmar a compatibilidade dos órgãos doados por um único doador. A nota é assinada pelos médicos Dr. Alvaro Pacheco e Silva Filho (nefrologista), Dr. Marcelo Bruno de Rezende (cirurgião da equipe de transplante hepático), Dr. Fernando Bacal (cardiologista) e Dr. Eliezer Silva (diretor-executivo de sistemas de saúde).
Família unida em meio aos desafios
A família de Fausto Silva tem demonstrado união e apoio ao apresentador durante esse período delicado. Em entrevista à Revista Quem, Lara Silva, filha do apresentador, falou sobre os desafios de lidar com a fragilidade dos pais.
“É uma coisa que a maioria das pessoas passa, você ter que enfrentar a fragilidade dos seus pais. Isso é algo muito desafiador, é uma coisa que te muda fundamentalmente. Não tem como não mudar”, declarou a cantora.
Histórico de problemas de saúde
O apresentador já enfrentou outros problemas de saúde nos últimos anos. Em 2023, foi internado com um quadro de insuficiência cardíaca e passou por um transplante de coração. Em fevereiro de 2024, realizou um transplante de rim devido ao agravamento de uma doença renal crônica. Na ocasião, precisou passar por uma embolização e seguir internado para hemodiálise, recebendo alta apenas em abril do mesmo ano.
Em janeiro de 2025, Faustão foi novamente hospitalizado para tratar uma infecção. Em agosto de 2024, em entrevista ao Fantástico, comentou sobre sua rotina de hemodiálise: “Acham que eu fico hospitalizado direto. Eu vou duas vezes por semana para fazer diálise, que é um aparelho que filtra toda a questão do rim”. Na mesma entrevista, demonstrou otimismo: “Estou com um coração de um atleta de 35 anos. Agora tem que cuidar da lanternagem, da funilaria e do resto, da parte física”.
