O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, passou por dois novos transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Na quarta-feira (6), ele recebeu um novo fígado e, na quinta (7), um retransplante renal. Ambos os órgãos foram doados por uma única pessoa, cuja compatibilidade foi confirmada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
Internado desde 21 de maio, Faustão enfrentava uma infecção bacteriana aguda que evoluiu para um quadro de sepse. Durante o período de internação, ele foi submetido a tratamento intensivo para controlar a infecção, além de reabilitação clínica e nutricional. A equipe médica aguardava o momento ideal para realizar os procedimentos.
Transplantes de Faustão
De acordo com o boletim divulgado pelo hospital, o retransplante de rim já estava previsto há um ano, o que permitiu que os médicos aproveitassem a oportunidade de realizar as duas cirurgias em sequência, graças à compatibilidade dos órgãos. Os procedimentos foram feitos com base em um planejamento detalhado da equipe responsável.
O histórico de saúde do apresentador inclui um transplante cardíaco realizado em agosto de 2023. Na época, ele ocupava a segunda posição na fila de espera por um coração. Em fevereiro de 2024, Faustão passou por um primeiro transplante renal, após um período de hemodiálise causado por complicações nos rins.
Faustão deu entrevista no ano passado
Mesmo com os desafios enfrentados nos últimos dois anos, o apresentador tem mantido uma postura otimista em relação à recuperação. Em entrevista no ano passado, ele declarou estar focado na fisioterapia e nos cuidados físicos para reestabelecer a saúde. Segundo ele, a responsabilidade de continuar vivendo bem é uma forma de honrar os doadores.
