Em Vale Tudo, o mistério em torno de Leonardo (Guilherme Magon), irmão gêmeo de Heleninha (Paolla Oliveira), começa a ganhar destaque e promete mexer com a trama. Dado como morto há anos, Leonardo, na verdade, sobreviveu a um grave acidente, que o deixou com sequelas neurológicas.
Na novela das nove da Globo, desde então, ele vem sendo mantido em segredo por Odete Roitman (Debora Bloch), que esconde o filho para preservar sua imagem e reputação.
Enredo intensificado em Vale Tudo
Conforme Renan Santos, do Resumo das Novelas On, o enredo se intensifica quando Heleninha, que carrega a culpa por dirigir embriagada no dia do acidente, conhece Ana Clara (Samantha Jones) durante uma reunião do Alcoólicos Anônimos.
As duas criam uma ligação sincera, mas Heleninha não imagina que Ana Clara seja justamente quem cuida de Leonardo em sigilo, a mando de Odete. A revelação desse segredo pode mudar tudo, e Ana Clara começa a sentir o peso de manter essa verdade oculta. Vivendo uma fase de renovação, Heleninha decide investir em um novo projeto: a inauguração de uma galeria de arte.
No entanto, o evento, que prometia ser marcante de forma positiva, transforma-se em um escândalo, quando Odete surta ao ver Ana Clara ao lado da filha. Sem motivos aparentes, ela tenta expulsar a mulher da festa, causando desconforto entre os convidados. Heleninha, indignada com a atitude da mãe, toma as dores da amiga e, mais tarde, pede desculpas à Ana Clara pelo constrangimento. A atitude reforça ainda mais a amizade entre as duas.
Ana Clara pensa em contar verdade na novela das nove da Globo
A partir desse momento, Ana Clara começa a refletir seriamente sobre revelar a verdade sobre Leonardo, percebendo que a lealdade a Odete pode estar prejudicando quem menos merece.
