Renato Góes, atualmente no ar como Ivan no remake de Vale Tudo, revelou ter sido diagnosticado com vitiligo ainda na infância. Em entrevista divulgada nesta terça-feira (5), o ator de 38 anos compartilhou como enfrentou o surgimento da doença autoimune, que provoca a perda de pigmentação da pele.
A primeira mancha apareceu na coxa esquerda, durante um período delicado de sua vida, marcado pela separação dos pais, mudanças de escola e os desafios típicos da adolescência.
Renato Góes conta como lida com doença autoimune
Segundo o ator pernambucano, o impacto emocional foi tão grande que ele chegou a evitar situações sociais. Por vergonha das manchas, passou a frequentar a escola sempre de calça e ia à praia usando bermuda.
Com o tempo, a ansiedade se intensificou e ele passou a ter pesadelos em que as marcas se espalhavam pelo rosto. A situação só começou a melhorar quando buscou ajuda na terapia, o que transformou sua maneira de lidar com o problema.
Apoio psicológico na novela das sete da Globo
Com o apoio psicológico e um novo olhar sobre si mesmo, Renato conseguiu retomar a confiança. Aos poucos, voltou a frequentar as praias de Recife vestindo sunga, sem receio. Segundo ele, a mancha diminuiu significativamente e hoje está quase imperceptível, mas o mais importante foi o amadurecimento emocional que conquistou nesse processo.
Além da carreira sólida na televisão, Renato Góes faz questão de manter seu sotaque pernambucano nos personagens, como forma de reafirmar suas raízes. Casado com Thaila Ayala, o ator é pai de dois filhos: Francisco, de 3 anos, e Tereza, de 2.
