Neste domingo, 3 de maio, o programa Fantástico, da TV Globo, mostrou as manifestações a favor do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Durante mais de quinze minutos, a atração criticou as manifestações e divulgou ainda um vídeo bomba contra o presidente. No vídeo, jornalistas do Estadão são agredidos por um grupo de apoiadores do político.
A TV Globo ouviu várias entidades, partidos e juristas, como o Ministro Gilmar Mendes, do STF. “Isso precisa ser claramente repudiado”, disse Gilmar Mendes. Carmen Lúcia, outra Ministra do Supremo, falou sobre a situação. “Censura é inconstitucional. Censura é absolutamente injusto. Nós temos que nos libertar de modelos autoritários que teimam em tentar voltar”, disse Carmen Lúcia ao falar sobre a situação.
O Estadão repudiou as agressões e disse que ia levar o caso na Justiça. Poliana Abritta, que estava ao lado de Tadeu Schmidt na apresentação do Fantástico, disse que se solidarizava aos colegas de imprensa que foram agredidos. O caso também teve grande repercussão na internet.
https://twitter.com/brunpavao/status/1257085914817404929
“Se a Dilma fizesse TUDO isso que todo dia passa na tv que o Bolsonaro faz, ela tinhasido tirada do cargo antes do processo de impeachment“, disse um dos internautas, como pode ser visto acima.
A semana toda o Bolsonaro sendo jantando por Bonner, e termina no Fantastico sendo jantado por Poliana e Tadeu. E hoje já começando sobre fake news. #Fantastico pic.twitter.com/DM5SKbd1BQ
— 𝐇𝐮𝐠𝐨𝐍𝐚𝐩𝐨𝐥𝐞𝐚𝐨🫂 (@HugoNapow) May 3, 2020
Além das manifestações que pediam o fim do Congresso de do Supremo Tribunal Federal (STF), o programa fez uma reportagem sobre as fake news e, novamente, o foco foi em Bolsonaro. “A semana toda o Bolsonaro sendo jantando por Bonner, e termina no Fantástico sendo jantado por Poliana e Tadeu. E hoje já começando sobre fake news”, comemorou um internauta, como pode ser visto acima.