Irmã de Preta Gil dá resposta a religioso que citou Gilberto Gil e ironizou a fé da cantora: ‘Seu padre…’

Pelas redes sociais, Bela Gil se pronunciou em meio à polêmica que repercutiu na mídia.

PUBLICIDADE

Bela Gil, irmã de Preta Gil, utilizou as redes sociais para expressar sua indignação, após declarações polêmicas do padre Danilo César, feitas durante uma missa na cidade de Areial, na Paraíba.

O sacerdote fez comentários desrespeitosos ao relacionar a morte de Preta, vítima de câncer colorretal, com as crenças de sua família; além de ironizar a fé em orixás, alegando que os eles não ressuscitaram a cantora.

Irmã de Preta Gil critica padre após declaração polêmica

Bela Gil criticou duramente o comportamento do padre, chamando a atitude de “desrespeitosa” e compartilhando uma publicação do historiador Leandro Karnal que condenou o episódio. “É cada absurdo que a gente precisa ouvir… Seu padre desrespeitoso”, escreveu a irmã de Preta Gil, ao se manifestar por meio do Instagram.

A fala do religioso gerou uma forte repercussão nas redes sociais, levando muitos a condenarem o ataque à cultura e às crenças da comunidade afro-brasileira. “Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás. Cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, disse o padre durante missa. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso, após denúncia de uma associação de religiões de matriz afro-indígena.

Delega e Diocese de Campina Grande se manifestam sobre o padre

A delegada Socorro Silva informou que testemunhas já foram ouvidas e que o padre também será convocado para prestar esclarecimentos. A investigação busca apurar possíveis crimes de racismo religioso. Em nota oficial, a Diocese de Campina Grande declarou que o padre “irá prestar todos os esclarecimentos necessários” e reforçou seu compromisso com os direitos à liberdade religiosa, igualdade e dignidade de todas as pessoas. O episódio reacende o debate sobre intolerância religiosa e respeito às diferentes crenças no Brasil.