Foi Preta Gil quem escolheu playlist do próprio velório, com músicas do pai e amigos

Cantora, que faleceu no dia 20, deixou lista com artistas como Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Caetano Veloso.

PUBLICIDADE

O velório de Preta Gil, realizado nesta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi marcado por uma trilha sonora cuidadosamente selecionada pela própria artista. A cantora, que faleceu no domingo (20) em Nova York, em decorrência de um câncer, deixou uma playlist com 100 músicas para embalar sua despedida.

Familiares, amigos e fãs presentes no velório foram acolhidos pelas canções escolhidas por Preta. A multidão que compareceu à Cinelândia pôde prestar suas últimas homenagens ao som de artistas que marcaram a trajetória da cantora.

Diversidade musical eclética na playlist de Preta Gil

A playlist, intitulada “Pretuxa”, foi criada em 2022 e conta com uma seleção diversificada de artistas e gêneros musicais. Das 100 faixas, 69 foram adicionadas no réveillon de 2023, e as outras 30 na quinta-feira (24), um dia antes do velório. Segundo informações apuradas pelo g1, todas as músicas foram indicações da própria Preta.

O repertório inclui desde pop internacional até música brasileira de raízes africanas, passando por clássicos da MPB, vozes contemporâneas e canções ligadas à espiritualidade. Nomes como seu pai, Gilberto Gil, e amigos como Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Gal Costa, Marina Sena, Duda Beat, Luedji Luna e Liniker figuram na lista.

Homenagem a amigos, familiares e ídolos musicais

A seleção musical reflete as diversas influências e conexões de Preta Gil ao longo de sua vida e carreira. A cantora incluiu artistas com quem conviveu profissionalmente e outros com quem compartilhava afinidades pessoais.

A presença de seu pai, Gilberto Gil, e de seus padrinhos, Caetano Veloso e Gal Costa, demonstra a importância da família em sua trajetória. A jovem baiana Rachel Reis, com pelo menos sete faixas na playlist, incluindo a repetida “Lovezinho”, e o amigo Gominho, presente em músicas como “Drink de Gin” e “Patuá”, também receberam destaque na seleção.