Na manhã desta sexta-feira (25), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi palco de uma cerimônia marcada por forte comoção: o adeus a Preta Gil. O velório da cantora, realizado cinco dias após seu falecimento, atraiu fãs, amigos e familiares que prestaram suas últimas homenagens em clima de profunda emoção.
O branco predominou entre os presentes, refletindo o respeito à fé da artista. A escolha da cor remete às tradições do Candomblé, religião praticada por Preta Gil. Embora fosse devota de Oxum, orixá ligado às águas doces e ao amor, a cor branca está diretamente associada a Oxalá, orixá que representa serenidade, espiritualidade e paz. Coincidentemente (ou não), a homenagem aconteceu numa sexta-feira, dia da semana dedicado a essa entidade religiosa.
Entre os presentes estavam os pais da cantora, Gilberto Gil e Sandra Gadelha, ambos vestidos de branco. José Gil, irmão da artista, e Francisco Gil, seu filho, também seguiram o mesmo simbolismo, assim como a namorada do jovem, Alane Dias.
Amigos de Preta Gil também usaram branco
O ator Otávio Muller, ex-marido de Preta e pai de seu filho, esteve presente na despedida, assim como Caio Blat, com quem a cantora também teve um relacionamento no passado. Diversos amigos famosos aderiram à cor branca em sinal de reverência e respeito à memória da artista.
Famosos foram se despedir de Preta Gil
Figuras como Carolina Dieckmann, Caetano Veloso, Ingrid Guimarães, Regina Casé, Maju Coutinho, Fernanda Paes Leme, Alice Wegmann, Taís Araújo e Luiz Miranda marcaram presença e emocionaram o público com seus gestos silenciosos de afeto. As informações são de Pedro Cards, do site Metrópoles.
