A cerimônia de velório público da cantora Preta Gil acontece nesta sexta-feira (25/7) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Gilberto Gil, pai da artista, chegou acompanhado da esposa Flora Gil e da ex-mulher Sandra Gadelha, mãe de Preta, todos vestidos de branco.
O cantor foi recebido por aplausos e gritos de “Força, Gil” por parte do público que se concentrou do lado externo do teatro. Muitos admiradores do astro da MPB e de sua filha estiveram presentes durante o horário de visitação do grande público.
Gilberto Gil beija Preta Gil durante velório
Já diante do caixão da filha, Gilberto Gil se abaixou e depositou um beijo na testa de Preta, gesto que comoveu muitas pessoas presentes. Flora Gil, esposa do artista, também se aproximou e fez o mesmo ato de despedida.
Preta faleceu em decorrência de um câncer de intestino com metástase, que teve mais complicações nos últimos meses. A cantora estava nos Estados Unidos realizando um tratamento para tentar se curar da doença.
Amigos de Preta Gil vão ao seu velório dar o último adeus
O velório marca o cumprimento de um desejo de Preta Gil manifestado em vida: ser homenageada em um espaço cultural de grande repercussão. A escolha do Theatro Municipal do Rio atende ao pedido da cantora e foi confirmada pela assessoria da família, que enfatizou o caráter público da cerimônia.
Além do público geral, participam da despedida amigos, familiares e personalidades do meio artístico. Atrizes como Carolina Dieckmann, Taís Araújo, dentre outras, estiveram presentes e também depositaram beijos e abraços em forma de adeus. O clima foi de tristeza, mas também de valorização da trajetória da artista, que deixou legado na música e no empoderamento social.
