O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi cenário central de uma despedida emocionante na manhã desta sexta-feira, 25 de julho. Familiares e amigos se reuniram para prestar as últimas homenagens à cantora Preta Gil, que faleceu no domingo (20), aos 50 anos.
Entre os momentos mais tocantes, destacou-se a despedida do filho da artista, Francisco Gil, de 30 anos. Visivelmente emocionado, Francisco aproximou-se do caixão e acariciou o rosto da mãe. A namorada de Francisco, Alane Dias, acompanhou-o ao velório, amparando o músico.
Homenagens e trajeto final
Antes de chegar ao velório, Francisco Gil compartilhou em suas redes sociais uma foto com a mãe e outra do circuito Preta Gil, nome dado em homenagem à cantora a um trecho do centro do Rio de Janeiro. O velório ocorreu entre 9h e 13h, com diversas ruas no entorno do Theatro Municipal interditadas para a cerimônia.

O trajeto, agora denominado “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil”, compreende a área entre a Rua Primeiro de Março e a Rua Araújo Porto Alegre.
Velório e despedida de Preta Gil no Rio de Janeiro
Após o velório, o corpo de Preta Gil seguirá em cortejo, em carro do Corpo de Bombeiros, para o Cemitério da Penitência. O percurso incluiu as seguintes vias: Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, pista lateral da Avenida Brasil (Caju) e Rua Monsenhor Manuel Gomes.
Uma cerimônia privada de cremação, atendendo a um desejo da cantora, foi realizada para familiares das 15h às 17h, conforme informado pela equipe de Gilberto Gil.
