O Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), fãs, amigos e familiares para o velório de Preta Gil. A cerimônia, aberta ao público, foi marcada por homenagens e comoção. A cantora faleceu aos 50 anos, no último domingo (20), em Nova York, após lutar contra um câncer no intestino.
Diversas demonstrações de carinho marcaram a despedida. Amigos próximos e familiares vestiram camisas com o rosto da cantora e a frase “Preta tudo! Amor sempre foi ação”. Imagens do velório mostram a emoção dos presentes, que prestaram suas últimas homenagens à artista. O corpo de Preta Gil foi velado das 9h às 13h.
Cortejo fúnebre percorre circuito de blocos em homenagem à cantora
Após o velório no Theatro Municipal, o corpo da famosa será levado para o Crematório e Cemitério da Penitência, na Zona Portuária do Rio. Lá, uma cerimônia reservada a familiares e amigos próximos ocorreu até às 17h, seguida da cremação.
O traslado foi realizado em um carro do Corpo de Bombeiros, em cortejo fúnebre que percorreu ruas do centro da cidade, incluindo o Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”, criado para homenagem à artista. A Prefeitura do Rio interditou diversas vias nos arredores do Theatro Municipal para a passagem do cortejo e para acomodar o público presente.

Trajetória marcada pela música e luta contra o câncer
Preta Gil, filha de Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, deixa um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria. A cantora lutava contra um câncer no intestino desde 2023.
Ela se submeteu a uma cirurgia, inicialmente considerada bem-sucedida, mas enfrentou o retorno da doença com metástase em agosto do ano passado. Na época, ela relatou ter localizado dois tumores nos linfonodos, metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
