O Rio de Janeiro se despede nesta sexta-feira (25) da cantora Preta Gil, que foi a óbito aos 50 anos no último domingo (20), em Nova York, após um período demorado para tratamento contra um câncer no intestino. O velório, aberto ao público, acontece das 9h às 13h no Theatro Municipal, na Cinelândia.
Após a cerimônia, um cortejo seguirá pelas ruas do Centro, continuando pelo circuito de megablocos de carnaval que agora tem o nome da artista. A cremação, reservada somente para a família e amigos, tem previsão de ocorrer entre 15h e 17h na capela ecumênica do crematório que fica no Caju.
Homenagem no circuito de megablocos
O cortejo com o corpo de Preta Gil percorrerá vias do Centro e da Zona Portuária, bem como a Rua Araújo Porto Alegre, o Viaduto do Gasômetro, até chegar na pista lateral da Avenida Brasil, junto da Rua Monsenhor Manuel Gomes, no Caju.
A Prefeitura preparou um esquema de trânsito para a cerimônia, com interdições e bloqueios próximos ao Theatro Municipal, a partir das 19h de quinta-feira (24). Agentes especiais do Rio atuarão para garantir a segurança e a fluidez.
Bloco de Preta Gil era um marco nas ruas cariocas
Preta Gil era uma figura bem importante no carnaval de rua do Rio. Desde 2010, tomava conta do Bloco da Preta, um dos mais famosos da cidade. Em 2017, o bloco levou mais de 500 mil foliões pelas ruas.
“O meu grande ‘xodó’ é o Bloco da Preta”, disse a cantora em entrevista ao G1. A inclusão do circuito de megablocos, que agora leva seu nome, no trajeto do cortejo simboliza a importância da artista para a cultura carioca.
