O último adeus a Preta Gil é proibido ao público: essa é a restrita cerimônia de despedida

Velório de Preta Gil será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e uma cerimônia será restrita à família.

PUBLICIDADE

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (24) um esquema de trânsito e segurança para o cortejo fúnebre da cantora Preta Gil, falecida no último domingo (20). As mudanças viárias passam a valer a partir desta quinta-feira (25), nas áreas próximas ao Theatro Municipal, onde ocorrerá o velório aberto ao público.

A cerimônia será realizada na sexta-feira (26), permitindo que fãs e admiradores se despeçam da artista. Apesar das celebrações abertas, uma delas será restrita somente para a família da cantora.

Cerimônia de despedida de Preta Gil

Após o velório, o corpo de Preta Gil será conduzido em um carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério da Penitência, no bairro do Caju. O trajeto foi escolhido para passar por parte do circuito carnavalesco recém-nomeado em homenagem à cantora, que por anos liderou o Bloco da Preta durante os carnavais do Rio. A homenagem é parte do reconhecimento da prefeitura ao legado cultural da artista.

A ação terá apoio da CET-Rio, da Guarda Municipal, da Comlurb e do Centro de Operações Rio (COR), que utilizará câmeras espalhadas pela Cinelândia e por toda a rota do cortejo para monitoramento em tempo real, garantindo a organização e a segurança do evento.

Última cerimônia será restrita para a família de Preta Gil

Apesar da comoção popular, o público não poderá participar da última etapa da despedida. A cerimônia de cremação, marcada para ocorrer às 17h no Cemitério da Penitência, será restrita aos familiares e amigos próximos, em ambiente reservado.

Antes disso, às 15h, haverá uma solenidade íntima na Capela Ecumênica do cemitério, reforçando o caráter privado do momento final da despedida.