Preta Gil, que faleceu no último domingo (20/7) durante um tratamento alternativo contra o câncer nos Estados Unidos, deixou um pedido especial para sua despedida: um velório em clima de Carnaval, com trio elétrico e muita música. No entanto, o desejo da artista não poderá ser realizado.
A Prefeitura do Rio de Janeiro não autorizou a presença de carro de som ou apresentações musicais. O órgão público teria alegado preocupações com a segurança pública, segundo informações do portal LeoDias.
Pedido de Preta Gil não será atendido
A ideia de Preta era transformar sua cerimônia de despedida em uma grande celebração, à sua maneira, como sempre fez em vida. Apesar disso, a assessoria da cantora já havia informado à revista Quem que não haveria cortejo, sem dar detalhes sobre os motivos.
A cerimônia fúnebre
A cerimônia será realizada na próxima sexta-feira (25/7), das 9h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O local foi escolhido por vontade expressa da própria artista antes de sua morte.
A cantora enfrentava um câncer no intestino desde 2023 e viajou a Nova Iorque para realizar um tratamento experimental. Durante sua permanência nos Estados Unidos, Preta apresentou piora no quadro clínico na última quarta-feira (16/7). A partir desse momento, familiares e amigos próximos seguiram para Nova Iorque, na tentativa de acompanhá-la nos últimos dias de vida.
Mesmo debilitada, Preta Gil manifestou seu desejo de retornar ao Brasil. Pessoas próximas relataram que ela queria voltar para casa e passar seus últimos momentos em solo brasileiro. A cantora chegou a ser preparada para ser transferida em uma UTI aérea no próprio domingo, quando a morte foi confirmada. Infelizmente, o retorno não aconteceu.
