O remake da novela Vale Tudo, que nesta semana alcança seu centésimo capítulo, vem gerando controvérsias nas redes sociais por conta das mudanças promovidas por Manuela Dias em relação à trama original criada por Gilberto Braga (1945-2021). Apesar das críticas, algumas das alterações foram bem recebidas, seja por atualizarem o enredo, criarem viradas surpreendentes ou aumentarem o engajamento do público.
Mesmo com muitos comentários negativos circulando online sobre a novela das nove da Globo, boa parte dos espectadores continua acompanhando os desdobramentos da história, muitas vezes com aquele sentimento de que algo “ruim” pode acabar se tornando divertido.
Acertos em Vale Tudo
Conforme Fernanda Lopes, do Notícias da TV, um dos maiores acertos apontados pelos fãs está na releitura do personagem Marco Aurélio, interpretado por Alexandre Nero. Diferente da versão original, o vilão de 2025 mantém seu lado corrupto e envolvido em esquemas de lavagem de dinheiro, mas agora ganha camadas mais humanas.
A autora o transformou também em um homem romântico, um pai presente e um tio carinhoso com Sarita (Luara Telles), característica que não teve destaque anteriormente. Esse contraste entre o criminoso e o afetuoso conquistou o público, que agora vê em Marco Aurélio um inesperado “galã” da trama.
O sucesso do personagem também se deve à sua química com Leila (Carolina Dieckmann). Juntos, os dois formam um casal que tem agradado o público, superando o carisma dos protagonistas Afonso (Humberto Carrão) e Ivan (Renato Góes). Nas redes sociais, fãs criaram perfis para enaltecer Marco Aurélio e “shippar” o casal com Leila, fazendo dele um dos personagens mais populares do remake.
Elogios para a novela das nove da Globo
Outro ponto elogiado foi a atualização da trajetória de Maria de Fátima (Bella Campos), que nesta versão investe na carreira de influenciadora digital, e não de modelo. A decisão faz sentido com o cenário atual, em que muitos brasileiros veem nas redes sociais uma chance de ascensão rápida, mesmo que por caminhos duvidosos.
Por fim, uma das alterações mais ousadas feitas por Manuela Dias foi transformar completamente o destino de Leonardo, filho de Odete Roitman. Ao contrário da versão de 1988, em que ele morria em um acidente e Heleninha se sentia culpada, na nova adaptação Leonardo (Guilherme Magon) sobrevive, mas fica com graves sequelas mentais e motoras
Odete (Debora Bloch), incapaz de aceitar a condição do filho, decide escondê-lo da sociedade em uma casa afastada, sob os cuidados de Nice (Teca Pereira). A reinterpretação deu mais profundidade ao drama familiar da vilã e criou uma camada inédita de tensão e mistério na narrativa.
