Em vídeo, Preta detalhou como queria seu funeral: ‘Quero que seja uma…’; cerimônia será aberta

A celebridade faleceu nos Estados Unidos após intensa batalha contra o câncer.

PUBLICIDADE

A cantora e empresária Preta Gil faleceu na noite do domingo, 20 de julho, aos 50 anos, nos Estados Unidos. A artista lutava contra um câncer colorretal desde 2023, e estava em tratamento experimental no país norte-americano, com esperança de controlar ou até curar a doença. Durante sua internação e mesmo enfrentando os efeitos do tratamento, Preta manteve o bom humor e a presença ativa nas redes sociais, onde compartilhava mensagens de força e fé.

Após meses de tratamento, Preta chegou a anunciar que o câncer estava em remissão. No entanto, a doença voltou a se manifestar com agressividade em agosto de 2024, desta vez com metástases em diferentes regiões do corpo. Em busca de novas alternativas, ela passou a ser acompanhada pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), uma das instituições mais respeitadas do mundo na área de oncologia.

No passado, Preta disse como queria seu funeral

Em uma entrevista concedida ao canal Põe na Roda, no YouTube, há cerca de 10 anos, um momento descontraído emocionou os fãs. Na ocasião, Preta disse como queria sua despedida. “O meu funeral, já falei. Quero que seja uma micareta real. Se Ivete for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio”, disse, arrancando risos ao imaginar um velório animado, como um Carnaval.

Traslado do corpo

A confirmação da morte foi feita por familiares e pela equipe da cantora nas redes sociais. Em nota, foi informado que o velório será aberto ao público, no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. Embora o local ainda não esteja definido oficialmente, o Theatro Municipal da capital fluminense é considerado uma das opções para a cerimônia de despedida.

O corpo da artista segue em processo de repatriação, e o translado está sendo coordenado por Flora Gil, madrasta de Preta. As autoridades dos Estados Unidos ainda não finalizaram os trâmites legais para a liberação do corpo, o que pode afetar a definição da data do velório e do sepultamento ou cremação.