Sem sepultamento: este será o destino do corpo de Preta Gil após o velório

Decisão faz parte do desejo que a artista teria expressado antes de sua partida.

PUBLICIDADE

A família da cantora Preta Gil confirmou, na última segunda-feira (21/7), que o corpo da artista será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, posteriormente, será cremado, conforme seu desejo em vida. A informação foi divulgada pela assessoria de Gilberto Gil, pai da cantora. 

A data exata da despedida só será confirmada após a chegada do corpo, que depende do cumprimento de trâmites dos Estados Unidos, onde ela fazia tratamento experimental contra o câncer. Preta havia esgotado suas chances de cura no Brasil e havia tomado a decisão de se tratar fora do país.

Velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro

Na depedida de Preta Gil são esperados amigos, familiares e fãs no tradicional teatro carioca. Posteriormente, ocorrerá a cremação, em cumprimento ao que foi pedido por Preta em vida. 

A programação ainda depende da finalização de trâmites burocráticos, como o reconhecimento formal da certidão de óbito emitida nos Estados Unidos, sua tradução consular e o embalsamamento do corpo antes de repatriação. A previsão é de que o corpo chegue ao país ainda esta semana, viabilizando a sequência das homenagens. 

Cantora deixou legado de respeito e amizade

Preta Gil tinha 50 anos e enfrentava um câncer colorretal metastático, descoberto em 2023.  A doença evoluiu para metástase em 2024, atingindo linfonodos, ureter e peritônio. Preta passou por diversos tratamentos e chegou a entrar em remissão, mas foi surpreendida com a volta da doença recentemente.

Falando abertamente sobre autoaceitação, cuidado e respeito pelo próximo, Preta Gil se consolidou como uma cantora que levantava as bandeiras que acreditava. Filha do cantor Gilberto Gil e da publicitária Sandra Gadelha, ela começou sua carreira artística na adolescência, mas só foi viver o sonho de cantora aos 28 anos.