Vale Tudo homenageia Preta Gil um dia após sua morte; vídeo mostra o momento

Cantora, que chegou a negociar para cantar a música tema, foi homenageada pela Globo.

PUBLICIDADE

A novela Vale Tudo, exibida pela Globo na noite de segunda-feira (21/7), incluiu homenagem à cantora Preta Gil, que morreu no último domingo (20/7), aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer intestinal metastático. A homenagem foi exibida na abertura do capítulo, quando o tradicional tema “Brasil”, originalmente gravado por Gal Costa, foi substituído por trecho na voz de Preta, finalizando com uma foto da artista ao fim dos créditos iniciais.

A versão de “Brasil” interpretada por Preta teve destaque especial. A cantora havia gravado a canção em 30 de março, no Domingão com Huck, véspera da estreia da novela, ocasião que se tornou sua última aparição na televisão. O momento marcou forte comoção no elenco presente ao vivo, e a reexibição durante Vale Tudo reforçou seu propósito como tributo póstumo.

Preta Gil é homenageada pela TV Globo após sua morte

Durante o tributo, a Globo optou por preservar a narrativa original da novela, apenas acrescentando o trecho emocionante. A escolha de incluir a voz de Preta Gil foi resultado de negociação entre a emissora e a artista no início do ano, mas o projeto foi posteriormente adiado para priorizar o tratamento contra seu câncer. O desejo, no entanto, foi mantido até sua realização.

Anteriormente, a cantora havia sido convidada por Luciano Huck a interpretar ao vivo o tema da novela, em uma apresentação que emocionou atrizes como Carolina Dieckmann, Alice Wegmann, Gabz e Mariana Ximenes. Preta chegou a declarar seu amor por suas amizadas e agradeceu o carinho que estava recebendo.

Preta Gil lutou até o fim pela sua vida

A homenagem pública da Globo ocorre em paralelo às várias manifestações de afeto que surgiram após a morte da cantora, incluindo homenagens em programas como o Jornal Nacional, em que Gominho falou sobre o momento difícil vivido com a perda de Preta. A repercussão também se estendeu a outras emissoras, redes sociais e veículos de imprensa, ressaltando o forte impacto emocional da despedida de Preta Gil.

O diagnóstico original da doença de Preta Gil foi realizado em janeiro de 2023, quando foi detectado um adenocarcinoma no intestino grosso. O tratamento inicial envolveu cirurgia e quimioterapia no Brasil, seguida de uma recuperação marcada por internações, incluindo UTI por choque séptico.