Foi isso que a Globo decidiu fazer após saber da morte de Preta Gil

Emissora prestará uma série de homenagens à filha de Gilberto Gil, vítima de câncer.

PUBLICIDADE

A TV Globo anunciou mudanças excepcionais em sua grade de programação nesta segunda-feira (21/7) para homenagear a cantora Preta Gil, falecida no domingo (20/7), aos 50 anos. A principal homenagem será a reapresentação de sua entrevista ao Conversa com Bial, originalmente exibida em agosto de 2024, com exibição antecipada para a faixa nobre, antes do Jornal da Globo.

A medida foi anunciada por Ana Maria Braga ao final do Mais Você. A apresentadora, que também teve câncer, fez questão de ressaltar a relevância de Preta e falar sobre sua trajetória de vida e luta contra a doença.

Globo muda a programação para homenagear Preta Gil

No Multishow, o programa TVZ Ao Vivo – Para Sempre Preta, apresentado por Guilherme Guedes, vai reexibirá clipes que marcaram a carreira de Preta Gil, destacando sua alegria, fé e posturas identitárias gshow. Em seguida, o canal mostrará participação da cantora em Voz da Consciência, no Canal Bis, e um episódio de Música Boa ao Vivo – Temporada Especial Ivete Sangalo, com participações de Daniela Mercury, Mumuzinho, Péricles e Pablo.

Já no GNT, a programação desta segunda será inteiramente dedicada à homenageada, com reprises de oito programas que contaram com Preta Gil. Em um deles, o Angélica 50 & Tanto, Preta expressou gratidão pela proximidade da amiga Angélica durante momentos difíceis, destacando a importância de uma rede de apoio nos tempos de fragilidade.

O Canal Brasil também presta sua homenagem com a reapresentação do episódio de Amigos, Sons e Palavras, apresentado por Gilberto Gil e que recebeu seus filhos Preta e Bem Gil gshow. Nestes programas, são revisitadas conversas sobre liberdade, maturidade, música e legado familiar, evidenciando o papel de Preta como artista multifacetada gshow. O Globoplay complementa com uma programação curada que reúne todas as participações da cantora em atrações como Altas Horas, Programa do Jô, Mais Você e outros programas da Globo.

Carreira de Preta Gil era uma artista multifacetada

Preta Gil niciou sua trajetória artística ainda na adolescência, trabalhando na produção de eventos e videoclipes, mas só assumiu a carreira musical por completo aos 28 anos, com o lançamento do álbum de estreia Prêt-à-Porter em 2003, com forte influência de samba, funk, axé e pop. Sua discografia inclui outros títulos importantes como Preta (2005), Sou Como Sou (2012) e Todas as Cores (2017), além da criação do influente Bloco da Preta, que se tornou um fenômeno no Carnaval carioca.

A artista também atuou como apresentadora de televisão, atriz e empresária. Fez participações em novelas e programas como Esquenta! e The Voice Brasil, e fundou a agência de marketing de influência Music2Mynd em 2017, ajudando a impulsionar criadores nas redes digitais.