No primeiro capítulo da novela Maria do Bairro que será exibido pelo SBT nesta segunda-feira, 21 de julho, Cacilda acorda muito feliz, pois é o aniversário de 15 anos de sua afilhada Maria. A menina sonha que está dançando valsa em seu aniversário e que o príncipe é Luís Fernando, um rapaz que viu uma vez na igreja do padre Honório.
Cacilda decide passar o dia com Maria e diz para as amigas que não sabe se ainda estará vida para o próximo aniversário da menina. Cacilda leva Maria na igreja para se confessar e receber a benção do padre Honório. Ao chegar na igreja, o padre dá dinheiro de presente para Maria, a fim de que ela compre alguns doces.
Fernando chega na igreja para falar com o padre e Maria fica brava pelo religioso ter passado um riquinho na sua frente. Honório conta para Fernando que Maria é órfã e vive com a madrinha recolhendo lixo para vender.
Luís Fernando se embriaga
Luís Fernando se torna cada vez mais amargo desde que foi abandonado por Brenda. Luís está em viagem pela Europa com o irmão Vladimir. Luís chora se lembrando de Brenda dizendo que gosta de outro homem e diz que nunca mais voltará a se apaixonar, pois a partir de agora só brincará com as mulheres.
Vladimir tenta fazer o irmão parar de beber, mas Luís está rebelde e não quer saber de sermões. Qualquer horário é momento para Luís Fernando beber. Ele tenta jogar tênis com Vladimir, mas logo fica com um péssimo humor, desiste e diz que vai para o bar. Enquanto isso, Vitória fala para Soraya o quanto o filho mudou desde que Brenda o abandonou.
Cacilda morre em Maria do Bairro
Quando Maria está saindo da igreja com a madrinha, Cacilda começa a se sentir mal. Cacilda cai e Maria se desespera com a madrinha naquele estado. O padre e os vizinhos ajudam Cacilda em sua casa. Cacilda pede que o padre consiga um emprego na casa de uma família decente para Maria não ficar sozinha.
A mulher pede que o padre cuide de Maria e não a desampare. Maria se desespera, pois a madrinha morre. Maria fica devastada e volta a trabalhar recolhendo lixo reciclável no lixão. Honório pergunta se Fernando pode dar emprego para Maria e conta o que aconteceu com a menina. Fernando diz que ajudará Maria e que ela pode ir para sua casa quando quiser.
Fernando acolhe Maria do Bairro e leva para casa
O padre vai com Fernando na casa de Maria. No local, ela descobre que deve fazer sua mala para ir trabalhar na casa de Fernando. Fernando chega em casa com Maria, e logo Carlota faz fofoca para a patroa. Vitória está com a sobrinha Soraya na casa.
Fernando comunica que Maria se tornou sua nova protegida e que viverá na casa. Fernando vai para seu escritório, enquanto Maria é ofendida por Vitória e Soraya. Maria as enfrenta. Vitória manda Lupe levar a menina para tomar um banho e colocar um uniforme para trabalhar na casa.
Vitória entra no escritório do marido furiosa por ele ter trazido Maria para casa sem avisá-la. Fernando avisa que Maria representa uma boa ação que ele está fazendo a pedido do padre Honório e que não quer que Maria use uniforme, pois ela não será uma empregada, mas deve ser tratada como parte da família. Enquanto Vitória fica ainda mais brava, Maria fica encantada ao tomar seu primeiro banho quente da vida.
