Esse foi o conselho dado por Gilberto Gil para Preta Gil em situação complicada: ‘Se for’

Conselho de Gilberto Gil a Preta Gil sobre aceitação repercute após falecimento da cantora.

PUBLICIDADE

Preta Gil, que faleceu neste domingo (20) aos 50 anos, vítima de câncer no intestino, revelou meses antes de seu falecimento um conselho marcante recebido de seu pai, Gilberto Gil, durante seu tratamento. Em entrevista ao programa Conversa com Bial, exibida em agosto de 2024, a cantora compartilhou a conversa tocante com o pai, que a aconselhou a aceitar o fim caso a luta se tornasse insuportável.

“Se estiver sendo muito difícil pra você e se for sua hora, aceite. Se estiver muito pesado pra você, vai, se deixa ir!”, falou o cantor para a filha. Em outro momento, ele pontuou que é ruim viver com um incômodo, lutando da forma que a cantora está lutando. O conselho foi dado durante uma visita de Gil ao hospital, após Preta contrair uma infecção generalizada em decorrência da doença.

Conselho em momento delicado

A cantora relatou que o conselho de seu pai trouxe uma nova perspectiva em um momento de grande fragilidade. A artista lutava contra quatro tumores diagnosticados em 2024, em dois linfonodos, no peritônio (com metástase) e no ureter.

Trajetória de luta e esperança

Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023 e, desde então, enfrentou diversas etapas do tratamento, incluindo quimioterapia e cirurgias. Em dezembro do mesmo ano, celebrou o fim de um ciclo do tratamento, mas em agosto de 2024, recebeu o diagnóstico de novos tumores, retomando o tratamento.

Em novembro, passou por uma cirurgia de urgência para substituir um cateter, após ser diagnosticada com cálculos renais. O tratamento contra os novos tumores não obteve o resultado esperado, e uma nova cirurgia para a retirada dos tumores foi recomendada.