A cantora Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos, devido a complicações de um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. A artista estava na cidade realizando um tratamento experimental e se preparava para retornar ao Brasil. A notícia foi confirmada pela família na noite de domingo.
Seu pai, o cantor e compositor Gilberto Gil, divulgou nas redes sociais que a família está organizando a repatriação do corpo. “Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, escreveu.
Despedida das redes sociais
A despedida de Preta Gil, em publicações nas redes sociais, foi feita há uma semana, no dia 13 de julho. No vídeo, além da famosa, aparecem Dito Espinheira e Cynthia Sangalo, assessor pessoal e irmã de Ivete Sangalo, respectivamente.
Na filmagem que pode ser conferida abaixo, também está a influenciadora Jude Paulla, que não é da Bahia, mas considera o estado como a sua “segunda casa”, devido à proximidade com a família Gil.
Legado musical e alegria nos palcos
Preta Gil construiu uma carreira marcante na música brasileira, com quatro álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, dois DVDs e diversos singles e videoclipes. Conhecida por sua energia contagiante nos palcos, a cantora colaborou com artistas como Ivete Sangalo, a banda Psirico e Gal Costa.
Além da música, Preta também se destacou como empresária no ramo de mídias digitais e marketing de influência, e participou de novelas e programas de TV. Um dos seus maiores legados é o “Bloco da Preta”, criado em 2010, que se tornou um dos maiores blocos de carnaval do Rio de Janeiro, arrastando multidões pelas ruas da cidade.
