A morte de Preta Gil, aos 50 anos, foi confirmada neste domingo (20) por meio de uma publicação no perfil oficial de Gilberto Gil no Instagram. A família informou que está em Nova Iorque cuidando dos trâmites para trazer o corpo da cantora de volta ao Brasil.
A artista estava nos Estados Unidos realizando um tratamento experimental contra o câncer que enfrentava desde janeiro de 2023. O comunicado foi compartilhado também por Flora Gil, esposa do cantor.
Gilberto Gil se pronuncia
No texto divulgado no perfil de Gil, os familiares agradeceram o carinho e pediram compreensão durante o período de luto. Foi informado ainda que, em breve, detalhes sobre o velório e o sepultamento serão anunciados. A nota foi encerrada com um pedido de respeito à dor da família neste momento delicado. “Estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil“, diz um trecho do comunicado.
A cantora deixou um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria. Também deixam saudades a mãe, Sandra Gadelha, e seus seis irmãos: Nara, Marília, Maria, Bela, Bem e José Gil. Segundo informações da coluna de Fábia Oliveira, a saúde de Preta teve uma piora significativa desde a última quarta-feira (16). A cantora, que havia superado o primeiro estágio da doença, voltou a enfrentar complicações em razão da reincidência do câncer. Ela estava sob cuidados médicos nos EUA, onde buscava alternativas para o tratamento da doença, conforme orientação de sua equipe brasileira.
Desafios no diagnóstico de Preta Gil
No final de 2023, Preta passou por uma operação de 21 horas para a retirada de seis tumores. O procedimento envolveu a remoção de partes do aparelho digestivo e do sistema linfático, além de uma peritonectomia e aplicação de quimioterapia direta na cavidade abdominal. Apesar da complexidade da cirurgia, a doença retornou meses depois, levando a nova fase de cuidados intensivos.
