O apresentador Edu Guedes concedeu uma entrevista ao programa Domingo Espetacular, da Record, onde compartilhou detalhes sobre seu diagnóstico de câncer no pâncreas e os desafios que enfrentou. Em conversa com Roberto Cabrini, ele descreveu a difícil tarefa de comunicar a notícia à sua filha, Maria.
“Foi uma das conversas mais duras da minha vida. Tive que explicar sobre os bens, as empresas e como conduzir a vida caso acontecesse“, relatou o apresentador. A descoberta da doença foi um momento de grande impacto para ele, que confessou não estar preparado quando recebeu o diagnóstico.
4 intervenções em quinze dias
Ele passou por quatro cirurgias em apenas 15 dias, procedimentos que envolveram a remoção de parte do pâncreas, nódulos adjacentes e o baço. Visivelmente emocionado, o apresentador desabafou sobre a angústia da espera e a incerteza do futuro, relatando que somente dez porcento das pessoas sobrevivem a esse tipo de câncer.
Após as cirurgias, o apresentador teve seu tratamento definido e, segundo informações da apresentadora Sônia Abrão, do programa A Tarde É Sua, da RedeTV!, não precisará passar por quimioterapia ou radioterapia. A justificativa é que o quadro de saúde de Edu Guedes já é considerado em remissão, após a remoção do tumor na cirurgia realizada neste mês.
Processo de recuperação
A recuperação do apresentador envolverá exames de acompanhamento a cada três meses e a prática de exercícios físicos. A cura, no entanto, só poderá ser declarada após cinco anos sem a doença. A assessoria de imprensa de Edu Guedes confirmou a informação, acrescentando que ele precisará adotar mudanças em sua rotina e dieta.
