Fala apontada como racista de dono da RedeTV! revolta Paulo Vieira: ‘É crime’

Humorista destaca responsabilidade de Marcelo de Carvalho após comentário do empresário.

PUBLICIDADE

O humorista Paulo Vieira, presença constante na programação da TV Globo, manifestou-se com veemência nesta terça-feira (15/07), por meio da rede social X, em reação a uma postagem do empresário Marcelo de Carvalho, um dos sócios da RedeTV!. Na mensagem original, Carvalho afirmava que o irmão de seu filho mais velho foi assaltado em Barcelona por “um sujeito de aparência africana” e alegava que a Europa teria “deixado entrar” tal indivíduo.

A publicação gerou forte repercussão, e Paulo Vieira destacou tratar-se de uma fala racista. O ator disparou que “racismo é crime assim como furto”

Paulo Vieira cobra responsabilidade de Marcelo de Carvalho após fala racista

Paulo Vieira disse que “uma aulinha de história não faz mal para ninguém” e lembrou que Marcelo de Carvalho recebeu uma concessão de televisão, podendo definir o que milhares de pessoas irão assistir. Esse tipo de permissão governamental autoriza que uma empresa opere, mediante contrato, um canal no Brasil como a RedeTV!.

A manifestação de Paulo Vieira se soma à de outras personalidades, como a atriz Giovanna Ewbank, que em postagem no X classificou o comentário como racista e destacou a dimensão histórica e estrutural do crime. Ela lembrou que “quem invadiu a África pra roubar foram os europeus” e afirmou que apagar a publicação não representa arrependimento, mas receio de danos à reputação.

Dono da RedeTV! toma atitude após críticas

Marcelo de Carvalho apagou a postagem original após perceber a repercussão negativa. Em seguida, ele publicou novo texto alegando que “poderia ser de aparência japonesa, eslava, viking” e acusou os críticos de serem “um saco de gente chata”.

Ainda assim, o episódio não impediu que a fala fosse recebida como preconceituosa e como reflexo de pensamento estereotipado. Até o momento, não houve manifestação oficial por parte da RedeTV! sobre o incidente.