Este foi o fator sorte que ajudou Edu Guedes a descobrir câncer de pâncreas

Apresentador foi hospitalizado devido a problema nos rins e descobriu o câncer.

PUBLICIDADE

O apresentador Edu Guedes, de 51 anos, surpreendeu o público ao revelar que foi graças a um fator de sorte que conseguiu descobrir precocemente um câncer no pâncreas. Ele foi ao hospital para tratar uma crise renal, mas durante os exames, os médicos identificaram um tumor de dois centímetros. Por estar localizado na cauda do órgão, a detecção foi possível antes da doença avançar.

Edu contou que a primeira suspeita surgiu após ele sentir fortes dores nas costas e apresentar sangramento urinário. Na ocasião, acreditava que fosse apenas consequência de pedras nos rins, mas o incômodo persistiu e o levou a buscar ajuda médica. Foi nesse momento que exames mais detalhados identificaram o câncer.

Edu Guedes passou por cirurgia de seis horas

A equipe médica optou por uma cirurgia, que durou cerca de seis horas, para a retirada da parte afetada do pâncreas, além de nódulos e do baço. Segundo especialistas, o diagnóstico precoce é raro neste tipo de tumor, o que aumentou consideravelmente as chances de sucesso no tratamento do apresentador.

O câncer de pâncreas é um dos mais agressivos, pois geralmente só é identificado em estágio avançado. Entre os sintomas estão dores abdominais, fadiga e perda de peso, o que torna o diagnóstico ainda mais difícil. A taxa de sobrevida em casos avançados é inferior a 5%, mas pode chegar a quase 44% quando detectado no início.

Edu Guedes descobriu câncer no início

Edu Guedes reforçou que se considera sortudo por ter passado pela crise renal. “Eu tive uma sorte porque, primeiro, foi detectado no começo. E, segundo, que esse tumor estava na cauda do pâncreas”, declarou. O apresentador segue em recuperação e já recebeu alta hospitalar.