Nem a poderosa audiência do futebol foi suficiente para evitar o tombo: no último sábado (29/06), o Caldeirão com Mion enfrentou um verdadeiro apagão nos números e afugentou parte significativa do público da TV Globo.
Exibido entre duas partidas que registraram excelente desempenho na emissora, o programa apresentado por Marcos Mion não só deixou de surfar na alta do Ibope, como protagonizou uma das maiores quedas da tarde da televisão brasileira.
Marcos Mion recebe triste notícia com audiência na Globo
De acordo com dados consolidados da Kantar Ibope divulgados pelo portal TV Pop, o Caldeirão com Mion marcou apenas 12,1 pontos de média entre 15h53 e 16h52, com 26,8% de share na Grande São Paulo.
Para se ter ideia da dimensão do problema de Marcos Mion, o programa herdou uma audiência alta do jogo anterior e, ao final, entregou o horário para Palmeiras x Botafogo com menos 14 pontos. Em seus minutos finais, chegou a marcar apenas 10 pontos, enquanto o futebol seguinte bateu picos de 24 pontos, tornando-se a maior audiência do dia.
Não foi só Marcos Mion que sofreu com audiência na Globo
Mesmo com o “empurrãozinho” do futebol, o Caldeirão com Mion não conseguiu manter o público ligado na emissora. Na prática, quase 3 milhões de telespectadores desligaram ou mudaram de canal em uma hora, o que pode acabar acendendo um alerta nos bastidores da Globo.
A “onda baixa” não parou por aí, afetando também as novelas Dona de Mim e Vale Tudo, exibidas logo após. Elas também enfrentaram retrações nos índices, marcando 18,3 e 18,5 pontos, respectivamente — os piores desempenhos desde que estrearam na programação.
Enquanto isso, a Record amargava audiência tímida, mas comemorava. O Cine Aventura alcançou 3,6 pontos, o suficiente para superar toda a grade do SBT no sábado. A emissora de Silvio Santos viu atrações como Programa Raul Gil e Esquadrão da Moda registrarem índices ainda menores, escancarando a crise de audiência enfrentada pela concorrente.
