O Big Brother Brasil 20 foi um sucesso de audiência e a Globo faturou milhões de reais com a venda das cotas de patrocínio da atração. A final do reality show registrou média de 34,2 pontos e foi a maior desde o BBB10. No geral, a final de 2020 foi a 11ª maior audiência das finais do reality da Globo.
Thelma foi consagrada a grande vencedora do reality show e faturou R$ 1,5 milhão livre de impostos. Rafa Kalimann, segunda colocada da atração, levou para R$ 150 mil. Manu Gavassi, terceira colocada, faturou R$ 50 mil. No total, o valor pago em premiação foi de R$ 1,7 milhão.
Globo faturou R$4 milhões com final
O programa final do BBB20 teve cerca de duas horas de duração, alcançou grande audiência e fez a Globo faturar milhões. De acordo com informações do jornalista Leo Dias, colunista do UOL, a emissora arrecadou cerca de R$ 4 milhões nos blocos de intervalos comerciais.
A Netflix foi uma das anunciantes nos intervalos da final do BBB20. Segundo Léo Dias, a plataforma de streaming pagou 50% a mais do que os R$ 481 mil que os anunciantes pagam por 30 segundos. O motivo para tal aumento é que a Netflix é concorrente da Globoplay, plataforma do grupo Globo.
BBB segue no ar por questões financeiras
Já houve quem questionasse a insistência da Globo com o Big Brother Brasil. No ano passado, a audiência foi baixa e muitos acharam que poderia ser o fim da atração. Não foi. A Globo mantém o reality no ar porque ele gera alto engajamento nas redes sociais e, principalmente, porque tem alto faturamento. Enquanto o retorno financeiro for satisfatório, o reality seguirá. O BBB21 vem aí, em janeiro do ano que vem.