Os telespectadores que estão acompanhando a novela Vale Tudo testemunharão nos próximos capítulos o aprofundamento de um dos segredos mais obscuros da trama.
Após a morte de Nice (Teca Pereira), Odete Roitman (Debora Bloch) se verá obrigada a negociar com Ana Clara (Samantha Jones) para manter escondido aquilo que tentou enterrar há treze anos: a existência de Leonardo (Guilherme Magon), seu filho preferido, que sobreviveu ao acidente atribuído injustamente a Heleninha (Paolla Oliveira) e vive recluso em uma cadeira de rodas.
Ana Clara recusa a primeira proposta de Odete
Durante semanas, o folhetim deixou pistas sobre a verdadeira condição de Leonardo, mas será somente com o agravamento do estado de saúde de Nice que o público terá confirmação de que o rapaz está vivo e mantido em segredo por sua própria mãe. Quando a cuidadora é internada e, posteriormente, morre, Ana Clara assume momentaneamente os cuidados com o rapaz e tenta entrar em contato com Odete, que a ignora deliberadamente. A jovem, sem recursos, ameaça revelar toda a verdade aos Roitman.
Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, a bilionária só se manifesta ao perceber que a conta bancária de Nice foi encerrada. Ao se dirigir ao casebre onde Leonardo vive isolado, ela se depara com a neta da cuidadora e tenta resolver a situação com dinheiro: oferece R$ 20 mil por mês para que Ana Clara assuma o trabalho da avó. A proposta, no entanto, é recusada de imediato. A jovem expõe a crueldade do acordo e afirma que sua avó dedicou treze anos de vida àquele cuidado sem nunca ser devidamente reconhecida — morrendo na mesma condição de pobreza em que nasceu.
Ana Clara exige mais dinheiro de Odete
Ana Clara então deixa claro que conhece a gravidade do segredo que guarda e exige mais para manter o silêncio. Diante da ameaça de exposição, Odete se vê obrigada a aceitar os termos da neta de Nice, embora imponha suas próprias condições, ainda mais desumanas. A empresária exige que Leonardo não seja mais visto publicamente na cadeira de rodas e minimiza a gravidade do estado do filho, chegando a se referir às convulsões que ele enfrenta com absoluto desprezo.
O momento mais impactante da sequência, prevista para ir ao ar em 9 de agosto, ocorrerá quando Odete, ao ser pressionada, verbaliza toda a frieza que sente diante do próprio filho. Ela reafirma que Leonardo, para ela, morreu naquele acidente e que tudo o que veio depois não passa de um “controle de danos”. A fala crava uma das cenas mais perturbadoras da novela até aqui e adiciona camadas inéditas à vilania da personagem, construída de forma intensa no remake.
