Justiça dá ultimato para Day McCarthy indenizar Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank em valor surreal

A influenciadora Day McCarthy foi condenada por atitudes racistas contra Titi, a filha do casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

PUBLICIDADE

A Justiça do Rio de Janeiro deu um importante passo na luta contra o racismo ao condenar a influenciadora digital Day McCarthy a pagar uma indenização de mais de R$ 500 mil ao casal de atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso. A sentença é resultado de um processo movido após declarações ofensivas e racistas feitas contra a filha do casal, Titi, ainda criança, nas redes sociais. A decisão judicial estabeleceu um prazo de três dias para que a ré quite a dívida ou apresente bens que possam ser penhorados.

O caso iniciou há seis anos, quando a influenciadora fez publicações que repercutiram negativamente por todo o país. As ofensas, direcionadas a uma criança, foram consideradas pelo juiz responsável como de natureza inaceitável, e por isso sequer foram reproduzidas na sentença. A condenação, inicialmente fixada em R$ 180 mil, sofreu reajustes com a aplicação de juros e correção monetária, ultrapassando o meio milhão de reais.

Defesa de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank se manifesta

A defesa da família se manifestou ressaltando que, apesar de os conteúdos terem sido removidos das plataformas digitais, as marcas deixadas pelos ataques permanecem vivas. Eles destacaram que o impacto emocional causado por esse tipo de violência é profundo, especialmente quando dirigido a uma criança, e que a decisão judicial traz um pouco de justiça diante da dor que viveram.

Em meio ao processo, a influenciadora emitiu um comunicado por meio de sua defesa, reconhecendo a gravidade do que havia dito anos antes. O texto mencionava que ela entendia, tardiamente, que as frases proferidas jamais deveriam ter sido direcionadas a ninguém, ainda mais a uma criança. Apesar da retratação, a ré não cumpriu de forma voluntária a ordem judicial e seu paradeiro é, atualmente, desconhecido pelas autoridades.

Bens podem ser penhorados

Com isso, a Justiça já admite a possibilidade de confiscar ativos para assegurar a quitação da dívida. O caso ganhou teve grande repercussão na mídia brasileira e nas redes sociais, com uma pressão do público para que as atitudes de Day McCarthy não passassem em branco. Agora a influenciadora terá que arcar com um prejuízo de meio milhão de reais para acertar suas contas com a Justiça.