Em Dona de Mim, a relação conturbada entre Filipa (Cláudia Abreu) e Sofia (Elis Cabral) é um dos principais conflitos familiares. A atriz, casada com Abel (Tony Ramos), nunca conseguiu criar um vínculo verdadeiro com a enteada, o que gera desentendimentos constantes.
Na novela das sete da Globo, a menina, por sua vez, demonstra total rejeição à madrasta, deixando claro seu incômodo com a presença dela em sua vida. Em situações importantes, como sua festa de aniversário, a menina chegou a evitar convidar colegas da escola apenas para contrariar Filipa.
Passado em Dona de Mim
Conforme Fábio Augusto, do Observatório da TV, Filipa costuma desabafar com Abel sobre sua dificuldade em se conectar com a garota, afirmando que não consegue desenvolver nenhum afeto real por ela. A situação preocupa Leona (Clara Moneke), que percebe o desconforto de ambas.
A verdade é que Filipa nunca teve o desejo de ser mãe. Seu comportamento com Sofia é movido por obrigação, como parte de um papel social e não por afeto genuíno. Antes de integrar a família Boaz, Filipa teve uma filha, Nina (Flora Camolese), fruto de um relacionamento anterior.
No entanto, a atriz não demonstrou interesse em exercer a maternidade e deixou a criança sob os cuidados do pai e, mais tarde, da avó materna, residente em Portugal.
Avanço da trama da novela das sete da Globo
Com o avanço da trama, Nina retornará à vida da mãe, reacendendo conflitos mal resolvidos e aprofundando a crise pessoal de Filipa, que se sente incompleta como mulher, artista e mãe.
