Os telespectadores que estão acompanhando a novela Vale Tudo, verão nos próximos capítulos uma sequência intensa que deixará a família Roitman em choque: Odete (Débora Bloch) terá um colapso após uma discussão violenta com Afonso (Humberto Carrão) e desmaiará na casa de Celina (Malu Galli), levando todos a temerem por sua saúde.
Segundo Vitor Peccoli, colunista do Resumo das Novelas ON, a cena será marcada por tensão, confrontos familiares e um inesperado momento de vulnerabilidade da vilã mais temida da novela das nove da Globo.
Afonso diz que sua mãe é um câncer
O conflito terá início após o vazamento de informações sigilosas da TCA para a imprensa. Imediatamente, Odete desconfiará do próprio filho, Afonso, e o acusará de traição. A desconfiança da mãe deixará o rapaz profundamente ferido e revoltado. Mais tarde, no entanto, Marco Aurélio (Alexandre Nero) esclarecerá que Afonso não teve qualquer envolvimento com o vazamento.
Mesmo após saber da inocência do herdeiro, Odete decidirá provocar o filho durante um café da manhã na casa de Celina. A tensão entre os dois aumentará até que Afonso perderá o controle e soltará tudo o que pensa. Em um dos discursos mais duros da novela, ele disparará: “Você é desagradável, mãe. Você envenena o ambiente, sabe? As pessoas normalmente estão felizes até você chegar. Mas faz mal pra todo mundo. Porque você é uma narcisista, que só pensa em si, no que você pensa, no que quer. E aí você vai sugando e tomando e matando tudo. Porque você é um câncer. Odete Roitman é um câncer!”.
Odete Roitman desmaia
A declaração deixará Celina estarrecida. “Chega, Afonso! Chega agora!”, gritará, tentando encerrar a briga. Um silêncio profundo tomará conta da casa. Em seguida, Odete se levantará, visivelmente abalada, e tentará subir as escadas — mas não conseguirá. “Celina, minha irmã, eu vou… Acho que o sol durante a caminhada…”, dirá, antes de desmaiar.
Apesar do susto, Odete não morrerá. Ela será levada ao hospital e ficará em observação, sob os cuidados da equipe médica. Em uma cena de reconciliação, Afonso visitará a mãe no quarto e, com o coração apertado, pedirá desculpas. “Estou sem saber o que falar, mãe. Me desculpa, eu não penso aquelas coisas que eu falei”, afirmará, visivelmente arrependido.
A sequência marcará um raro momento de fragilidade da poderosa Odete Roitman, que, mesmo caída, continuará impondo respeito. Também aprofundará os conflitos emocionais entre mãe e filho, deixando claro que nem mesmo os Roitman estão imunes aos abalos internos de uma família em colapso.
