Vale Tudo: Renato termina com Leila e é diagnosticado com síndrome mental

Renato tem diagnóstico em Vale Tudo após término na novela das nove da Globo.

PUBLICIDADE

Em Vale Tudo, Renato (João Vicente de Castro) enfrentará uma crise grave de saúde. O empresário será diagnosticado com síndrome de burnout, após desmaiar em seu escritório na Tomorrow.

Na novela das nove da Globo, abalado emocionalmente pelo fim de seu envolvimento com Leila (Carolina Dieckmann), Renato recorrerá ao uso abusivo de estimulantes para tentar manter o ritmo frenético no trabalho, o que agravará ainda mais sua situação.

Síndrome de Renato em Vale Tudo

Conforme Ives Ferro, do Notícias da TV, a síndrome de burnout, conhecida também como esgotamento profissional, é uma condição provocada por estresse crônico no ambiente de trabalho. Os sintomas incluem exaustão física e mental, distanciamento emocional e queda no desempenho.

Renato começará a apresentar sinais claros da doença ao se afundar nas responsabilidades da empresa, sem dar atenção à própria saúde ou aos avisos de sua equipe. Mesmo após iniciar um romance sem compromisso com Leila, Renato criará expectativas que não serão correspondidas, levando-o a uma desilusão amorosa.

Com o emocional abalado, ele perderá o foco e passará a exagerar no consumo de cafeína e medicamentos. Sardinha (Lucas Leto) perceberá o comportamento autodestrutivo do chefe, mas seus alertas serão ignorados. Marieta, a dedicada secretária de Renato, tentará limitar o acesso dele aos remédios, temendo que algo mais grave aconteça.

Sofrimento de Renato na novela das nove da Globo

Em uma noite, sozinho na Tomorrow, Renato sentirá fortes dores no peito e acabará desmaiando. No dia seguinte, uma funcionária o encontrará desacordado e acionará uma ambulância. No hospital, o diagnóstico de burnout será confirmado pelo médico, em uma conversa com Solange (Alice Wegmann).