A diretora Amora Mautner, integrante da equipe da próxima novela das 18h da TV Globo, “Eta Mundo Melhor”, está sendo alvo de denúncias sobre seu comportamento nos bastidores da produção. Acusações de mau trato a funcionários, proferimento de xingamentos e demonstração de acessos de fúria foram levantadas por profissionais que trabalham na emissora.
A própria diretora já havia mencionado publicamente um episódio em que uma atriz conhecida teria chorado após críticas direcionadas ao seu desempenho. Nesta segunda-feira (12/5), a coluna Fábia Oliveira divulgou informações exclusivas de profissionais envolvidos na nova trama de Walcyr Carrasco. Entre as queixas apresentadas, destacam-se comentários ofensivos e rudes proferidos pela diretora contra figurantes, membros da equipe de produção e até mesmo atores em início de carreira.
Episódio com atriz renomada
No mês anterior, um registro em vídeo de Amora Mautner ganhou repercussão nas redes sociais. Durante uma palestra, a diretora, conhecida por trabalhos em novelas de sucesso como Cordel Encantado e A Dona do Pedaço, narrou um acontecimento em que uma atriz famosa teria chorado durante as filmagens. No vídeo, ela declara: “Eu não aguento ator que vem premeditado de casa“. A diretora prossegue descrevendo a situação: “Tem uma atriz, não vou dizer o nome que ela vai ficar com raiva de mim, eu amo ela, tá tudo certo, mas eu (…) fui gravar uma externa. Aí gravou, ela começou falando alguma coisa. Cancelei a externa. Fomos gravar no estúdio no dia seguinte”.
Amora Mautner detalha então a conversa que teve com a atriz: “Ensaiamos quatro cenas com a mulher, olhei pra ela e falei ‘Vem cá, estou odiando trabalhar com você. Vou te falar duas coisas: opção um, não vamos crescer nisso, vamos cada uma fazer seu papel básico, eu mando e você obedece’. Péssimo, acabou o dia deprimida as duas. ‘Opção dois, vou me abrir pra você e você vai se abrir pra mim’. Foi horrível. Chorou. Chorou, já tá bom. Alguma coisa viva veio (…) Ficou deprimida, voltou linda no dia seguinte”.
Relatos de mau comportamento nos bastidores
A coluna Fábia Oliveira obteve relatos de pessoas que trabalham na continuação de Eta Mundo Bom, exibida em 2016, confirmando um ambiente de trabalho tenso nos bastidores. Profissionais afirmaram que Amora Mautner dirige xingamentos a funcionários e figurantes, levando alguns a considerar a possibilidade de deixar a produção. A insatisfação generalizada reside na forma como a diretora trata a equipe, incluindo figurantes e atores em início de carreira. Artistas mais conhecidos e veteranos, no entanto, não seriam alvo desse tipo de tratamento. Comentários considerados preconceituosos, relacionados ao peso e à aparência dos funcionários, também fariam parte das atitudes da diretora, segundo os relatos.
Uma fonte que preferiu não se identificar disse à coluna que a diretora “fala na frente de algumas pessoas, não é tão escondido assim. Não é uma coisa que ela fala em particular. Com os famosos, não“. A mesma fonte acrescentou que a diretora “já até pediu a demissão de algumas pessoas”. A situação contribui para um clima de tensão nos bastidores da novela, com profissionais que interagem diretamente com a diretora expressando receio em denunciar, temendo possíveis retaliações. Outro funcionário da Globo indicou que “Muita gente da equipe cogita largar a novela por não conseguir lidar com os maus tratos dela”.
Na semana anterior, Amora Mautner teria protagonizado um incidente próximo ao Estúdio C, motivado pela espera por um carrinho elétrico que a transportaria para uma gravação. Fontes relataram que a diretora demonstrou irritação por ter que aguardar por dez minutos para percorrer uma curta distância. Segundo um profissional, ela “Gritou com os produtores, colocou o dedo na cara, gritou com o figurante, que chegou até a passar mal!“. A mesma fonte descreveu a cena: “A gritaria rolou pra todo mundo escutar, todos que passavam no corredor presenciaram o constrangimento da produção tentando acalmar ela e controlar a confusão“. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da TV Globo não se manifestou sobre as acusações até o momento.
