A nova versão da novela Vale Tudo enfrenta dificuldades para conquistar o público, o que impactou diretamente sua posição na audiência nacional. Com isso, a trama Dona de Mim assumiu o protagonismo da teledramaturgia da Globo no PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede o desempenho das atrações nas 15 principais praças do país.
A mudança no ranking tem gerado preocupação entre os anunciantes, especialmente aqueles que investem na faixa das nove horas da noite. Com isso, a novela das sete se tornou um problemão para a trama das nove, com a Globo em sinal de alerta.
Anúncios nos intervalos das novelas da Globo
Segundo Sandro Nascimento, do Na Telinha, esses anunciantes estão pagando, em média, 69% a mais para veicular um comercial de 30 segundos no intervalo de Vale Tudo em comparação ao mesmo espaço em Dona de Mim.
Os dados da Kantar Ibope Media, referentes ao período de 28 de abril a 4 de maio, mostram que os programas mais assistidos na Globo foram os telejornais locais em sua segunda edição, seguidos por Dona de Mim, deixando Vale Tudo apenas na terceira colocação.
Na Grande São Paulo, principal mercado para a publicidade televisiva, o cenário muda levemente. Vale Tudo ainda lidera, mas com uma vantagem mínima de apenas um décimo sobre Dona de Mim. Nesse mesmo recorte, o terceiro lugar é dividido entre o Jornal Nacional e o SP2, demonstrando uma disputa acirrada pela preferência do público.
Esse desempenho irregular tem causado desconforto na emissora. Alguns anunciantes alegam prejuízo, já que pagam cerca de R$ 398 mil a mais por espaço publicitário no horário nobre, enquanto a audiência não acompanha esse valor elevado.
Novela das nove é mais cara para ser produzida
Outro ponto de atenção é que Vale Tudo, mesmo em horário nobre, supera a novela das seis, Garota do Momento, por apenas 1,3 ponto no PNT. Apesar disso, o custo do anúncio na trama das nove é R$ 488 mil mais caro, gerando questionamentos sobre a efetividade do investimento publicitário na faixa das nove.
