Jojo Todynho movimentou as redes sociais e o cenário político ao fazer críticas contundentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). A repercussão foi tanta que o próprio Ministério da Saúde resolveu se manifestar, dando origem a uma das discussões mais comentadas dos últimos dias envolvendo saúde pública, internet e celebridades.
A cantora usou seu Instagram para comentar sua insatisfação com o SUS e não poupou críticas. Em tom debochado, ela disse que o Ministério da Saúde “se doeu” com as críticas e ironizou a reação oficial.
“Ministério da Saúde, doeu tanto assim que precisou de um pronunciamento?” questionou, rindo. Em seguida, disparou outra provocação. “A verdade não mata, mas ela dói, dói e é uma delícia quando dói. Que mico foi esse, hein? Adorei. Um beijo pra vocês com muito amor” declarou.
Jojo fez duras críticas ao órgão
Sem recuar, Jojo continuou a rebater a postura da pasta. Ela disse que é um “mico” ver o Ministério da Saúde se metendo em posts da internet, enquanto pessoas morrem nas filas por falta de atendimento. “Mico é brincar de marketing enquanto falta remédio no posto, falta médico no hospital e sobra denúncia de desvio de verba” disparou.
Ela ainda fez um apelo por mais seriedade nas ações governamentais. Jojo alegou que a população não precisa de meme, mas de respeito.
Ministério da Saúde elogiou Cariúcha
A resposta do Ministério da Saúde veio na mesma moeda. Utilizando um tom informal e carregado de referências à própria carreira de Jojo, o perfil oficial da pasta publicou um post que começou com a frase “Que mico foi esse?”, em alusão ao hit “Que Tiro Foi Esse?” que consagrou a influenciadora como cantora.
A publicação seguiu dizendo: “Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta, toda natural, bonita pra caramba e corretíssima”. O órgão ainda fez questão de mencionar as falas da apresentadora Cariúcha, que saiu em defesa do sistema público. O ministério também aproveitou para corrigir uma das declarações feitas por Jojo, afirmando que o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza.