O remake da novela Vale Tudo, trouxe mudanças importantes em relação à versão original de 1988. Uma das principais alterações foi a exclusão de cenas com trabalho infantil, algo que estava presente na primeira exibição da trama.
Na novela das nove da Globo, na época, a personagem Raquel, interpretada por Regina Duarte, convocava crianças para ajudá-la a vender sanduíches na praia, após descobrir que a merenda escolar havia sido suspensa.
Mudanças de Raquel em Vale Tudo
Conforme Márcia Pereira, do Notícias da TV, na nova versão, esse trecho foi adaptado para refletir preocupações sociais mais atuais. Ao invés de explorar crianças, personagens maiores de idade assumem o papel de ajudantes de Raquel, agora interpretada por Taís Araújo.
Um exemplo disso é Gilda, vivida por Leticia Vieira, que substitui o personagem Gildo da versão original. A mudança de gênero e faixa etária reforça o cuidado da autora Manuela Dias em evitar a romantização do trabalho infantil.
A história de Gilda começa quando Raquel a encontra na praia tentando cometer um pequeno furto por fome. Sensibilizada pela situação, Raquel oferece um sanduíche e questiona sua idade. Ao saber que a jovem tem 18 anos, Raquel propõe uma oportunidade de trabalho como forma de ajudá-la a sair daquela realidade difícil.
Ajuda para Raquel na novela das nove da Globo
Outra personagem que se une ao grupo é Daniela, interpretada por Jessica Marques. Filha de Consuêlo e Jarbas, a jovem começa a trabalhar vendendo sanduíches com Raquel, conciliando essa atividade com os estudos. Essa abordagem permite valorizar a importância da educação e do trabalho digno.