Os telespectadores que estão acompanhando a novela Vale Tudo testemunharão nos próximos capítulos o início de mais uma escalada de armações de Maria de Fátima (Bella Campos), que colocará em prática seu plano mais ambicioso até então: fisgar Afonso Roitman (Humberto Carrão) e garantir seu lugar no topo da elite carioca.
A jovem, que já causou inúmeras decepções à própria mãe e destruiu amizades por onde passou, agora volta suas garras contra Solange (Alice Wegmann), a diretora da Tomorrow e namorada do herdeiro dos Roitman.
Maria de Fátima separa Afonso e Solange
Segundo Débora Lima, colunista do Notícias da TV, o público verá Fátima se insinuando cada vez mais para Afonso, mesmo após ser acolhida por Solange, que gentilmente a convidou para dividir apartamento com ela e Sardinha (Lucas Leto). A vilãzinha mal conseguirá disfarçar seu deslumbramento ao descobrir que o namorado da amiga é rico e herdeiro de um dos grupos empresariais mais poderosos do país. A convivência com o casal será o ponto de partida para suas manipulações, e a inveja que sente do romance alheio não demorará a se transformar em uma série de sabotagens calculadas.
Fátima começará a envenenar Solange aos poucos, sugerindo que ela não dá atenção suficiente a Afonso por causa do trabalho. Ao mesmo tempo, irá se aproximar do rapaz com seu jeito sedutor e fingido de meiguice. Com a ajuda de César (Cauã Reymond), que entrará de cabeça na armação, ela irá arquitetar situações que comprometam a imagem de Solange, insinuando uma suposta aproximação dela com o ex-modelo.
A história segue de perto o roteiro da versão original, exibida em 1988, quando Fátima (Gloria Pires) usou estratégias semelhantes para fazer Afonso (Cassio Gabus Mendes) acreditar que Solange (Lídia Brondi) o traía com César (Carlos Alberto Riccelli). Ela chegou a plantar uma foto antiga da jornalista ao lado do trambiqueiro e até pagou um garoto para mentir sobre um encontro entre os dois. O plano deu certo, e Afonso terminou com Solange, dando espaço para Fátima se infiltrar de vez na família Roitman.
Nos capítulos seguintes, a alpinista social conquistará também a confiança de Odete Roitman (Débora Bloch), que vê na jovem uma aliada útil para seus planos de separar Raquel (Taís Araujo) e Ivan (Renato Góes). A vilã se comprometerá com a empresária a cumprir essa missão, em troca de apoio total ao seu casamento com Afonso.
O que virá depois será uma sucessão de enganos e farsas. Solange será humilhada ao tentar alertar Afonso de que caiu em uma armadilha. Ele, cego de raiva, se casará com Fátima no capítulo 83, consolidando uma união marcada pela mentira. Porém, como tudo o que vem fácil vai embora com ainda mais rapidez, a máscara de Fátima cairá pouco tempo depois.
Final de Maria de Fátima em Vale Tudo
A gravidez da personagem e a revelação de que o bebê é de César, não de Afonso, darão início à sua queda. Após ser expulsa da mansão Roitman e rejeitada por ambos os homens, ela venderá o próprio filho para um casal estrangeiro, mas Raquel descobrirá a farsa e conseguirá recuperar o neto. Sozinha, falida e desprezada, Fátima terminará se envolvendo novamente com César. Os dois passarão a viver uma vida de aparências ao lado de um príncipe europeu, com quem a vilã fechará um contrato milionário para um casamento de fachada.