×
Logo SimpleAds

Vale Tudo: Fátima trata a mãe como mendiga na frente da amiga, mas Raquel não perdoa: ‘Não preciso de esmola’

A cena, também exibida na versão original de 1988, se tornou uma das mais icônicas da teledramaturgia brasileira.

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acompanhando a novela Vale Tudo testemunharão nos próximos capítulos um dos momentos mais cruéis da trajetória de Raquel (Taís Araujo). Determinada a se reerguer com dignidade após ser humilhada pela filha, a ex-guia de turismo começará a vender sanduíches na praia para se manter no Rio de Janeiro.

Mas o destino lhe reserva mais uma dor: ela encontrará Maria de Fátima (Bella Campos) entre os banhistas e será ignorada de forma devastadora pela própria filha, que fingirá não conhecê-la e ainda fará pouco caso de seu trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Raquel diz que não precisa de esmolas

Segundo Débora Lima, colunista do Notícias da TV, a cena está prevista para ir ao ar na próxima quinta-feira (10) e trará uma releitura fiel de uma das sequências mais marcantes da versão original da novela, exibida em 1988. Durante uma manhã de trabalho, Raquel será chamada por Solange (Alice Wegmann), que estará com Fátima na areia. A publicitária demonstrará curiosidade ao ver a mulher oferecendo sanduíches e perguntará sobre os sabores. “Eu quero esse de abacaxi grelhado. Vai querer, Fátima?”, indagará, de forma inocente.

Nesse momento, Raquel ficará paralisada ao reconhecer a filha, enquanto Maria de Fátima fingirá completa indiferença. “Não. Eu só quero viver a minha vida”, dirá, em tom seco e debochado. Em seguida, sem qualquer empatia, completará: “Dá uma gorjeta, Solange.” A fala atravessará o coração da mãe como uma faca. Mas, dessa vez, Raquel não se calará diante da humilhação. Com firmeza, responderá: “Não se preocupa, não, que eu já tô cobrando o preço justo. Não preciso de esmola, não, que eu tenho dois braços e duas pernas pra trabalhar. E muita fé em Deus!

Raquel fica com o coração despedaçado

Mesmo tentando manter a compostura, Raquel se afastará das duas completamente despedaçada. A reação de Solange será de total estranhamento. Percebendo o desconforto no ar, ela perguntará à amiga se conhece a vendedora. Fátima, com frieza, mentirá: “Está louca? Eu vou lá conhecer mulher que vende sanduíche na praia?” A publicitária, no entanto, não engolirá a desculpa com facilidade e repreenderá: “Vocês se falaram de um jeito… Eu hein, a mulher está trabalhando, vendendo o sanduíche dela, debaixo de um sol desses… Você não precisava falar daquele jeito.

Mais tarde, Raquel desabafará em lágrimas com Poliana (Matheus Nachtergaele), expondo a ferida aberta pela filha. “Sabe o que a minha própria filha fez? Uma pessoa que foi gerada dentro da minha barriga, que eu alimentei, levei no médico… O que foi que eu fiz de errado, meu Deus? Por que eu estou passando por isso? Tem que ter um motivo. Deve ser alguma provação! Só pode ser.

Em meio à dor, ela revelará o golpe mais duro de todos: “Minha filha fingiu que não me conhecia… Ela virou a cara pra mim! E ainda fez questão de me humilhar, de dizer pra amiga dela me dar uma gorjeta… Eu tenho cara de quem está passando necessidade?

O episódio marcará um ponto de virada no coração de Raquel, que começará a compreender que, por mais que tenha tentado proteger Maria de Fátima, nem todo laço de sangue é capaz de resistir à ingratidão.

publicidade