Os telespectadores que estão acompanhando a novela Vale Tudo testemunharão nos próximos capítulos um dos confrontos mais esperados do remake: o reencontro entre Raquel (Taís Araujo) e Maria de Fátima (Bella Campos), que ocorrerá bem mais cedo do que na versão original.
Em 1988, a mãe e a filha só ficaram frente a frente na segunda semana do folhetim, após a protagonista ser abandonada sem dinheiro nem teto no Rio de Janeiro. Desta vez, o embate será antecipado e ocorrerá já no quinto capítulo, exibido nesta sexta-feira (4), com direito a gritaria, empurrão e um desabafo doloroso de uma mãe traída.
Raquel reencontra Fátima
Antes da explosiva cena, Raquel tentará localizar a filha indo até o prédio onde César (Cauã Reymond) mora, mas não encontrará ninguém. No dia seguinte, ela voltará ao local acompanhada de Ivan (Renato Góes), e encontrará Maria de Fátima pronta para sair para uma festa. Vestida com um figurino glamouroso, a jovem abrirá a porta e se deparará com a mãe. “Até que enfim eu te achei, Maria de Fátima!”, dirá Raquel, visivelmente aflita. A cena será congelada, encerrando o capítulo com uma carga dramática intensa, prenunciando o choque que virá a seguir.
Na continuação da sequência, o público verá a vilania de Fátima atingir um novo nível. Em vez de se comover, a jovem será agressiva e impiedosa. “O que é que você está fazendo aqui?“, questionará em tom ríspido. Raquel, determinada a esclarecer a situação, insistirá: “Como, o que eu estou fazendo aqui? A gente tem que conversar!“. Mas será interrompida por César, que, incomodado com a presença da mulher e o clima de tensão, decidirá se retirar: “Escuta, Fátima, a gente está em cima da hora pro evento, eu acho melhor você pedir pra essa mulher voltar outro dia”.
A protagonista, ainda atônita com o que vê, tentará entender a transformação da filha. “De saída pra onde? Quanto custou esse vestido, Maria de Fátima?”, questionará. A vilã não demonstrará qualquer sinal de arrependimento. Pelo contrário, deixará claro que não tem tempo nem paciência para lidar com a mãe naquele momento. “Eu estou saindo, pra ir pra uma festa onde tem um homem que pode me contratar por uma grana pra eu começar minha carreira de modelo. Eu mereço ser feliz! Você pode ir embora? Será possível que eu não tenho o direito de viver a minha vida?”, disparará, com frieza.
Maria de Fátima empurra a mãe e a machuca
A discussão tomará um rumo ainda mais áspero quando Fátima, exaltada, rebaterá as cobranças de Raquel com desprezo: “Olha aqui, eu sou maior de idade! Você não tem o direito de entrar na casa das pessoas aos berros. Isso aqui não é aquela vila fedorenta onde você tá morando, não!”. Ivan, que até então observava a cena, não aguentará o desrespeito e entrará na briga: “Escuta aqui, ô, garota, pra quem fugiu com dinheiro roubado, você não acha que está falando com a sua mãe de uma maneira muito folgada?”. Sem hesitar, Fátima mandará o amigo da mãe calar a boca.
Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, o momento mais violento acontecerá em seguida: ao tentar encerrar a discussão e sair do apartamento, Maria de Fátima empurrará a própria mãe, que cairá no chão e ralará o joelho. A filha não demonstrará qualquer remorso e seguirá seu caminho como se nada tivesse acontecido. Ivan correrá para socorrer Raquel e, revoltado, ameaçará: “Se você tocar de novo na Raquel, vai se ver comigo, garota!”.