O medo de voar, conhecido como aerofobia, é um problema que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. Um exemplo notório desse tipo de trauma foi relatado pela jornalista e apresentadora Fátima Bernardes.
Algo muito comum, o trauma de avião afetou por um bom tempo Fátima Bernardes. Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, a ex-ancora do Jornal Nacional afirmou que já ficou quase dois anos e meio sem entrar em uma aeronave.
“Os meninos [os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz] iam fazer 2 anos, e eu fiz uma viagem. Eu era casada nessa época com William, nós fizemos uma viagem para Nova York”, revelou. Fátima disse que no retorno, sofreu uma crise de ansiedade.
Apresentadora ficou ansiosa devido a distância dos filhos
Fátima Bernardes explicou que estava muito ansiosa para rever os filhos após ficar longe por alguns dias. “Era a primeira viagem depois que eles tinham nascido e foi horrível”, contou.
A jornalista relatou que teve a crise mesmo estando medicada e que enquanto William Bonner dormia, ela tentava controlar sua agitação. “Comecei a ter um certo constrangimento das pessoas poderem perceber que eu estava com muito medo, porque meu coração batia, parecia que eu via ele batendo, eu suava frio, a musculatura da perna saltava”, lembrou.
Fátima Bernardes evitava viagens aéreas
Depois deste episódio, Fátima ficou mais de dois anos sem voar, mas não procurou ajuda de um profissional, pois achou que seria algo esporádico. Entretanto, passou a evitar voos e até mudar algumas viagens para não precisar ir de avião.
A notar que algo não estava bem, a apresentadora passou por uma série de tratamentos com psicólogos e terapeutas. Aos poucos foi entendendo o que estava acontecendo e aprendeu a lidar com o problema.